domingo, 27 de abril de 2008

Blog do Venícios no Google

Felicidade. Esse é o adjetivo que se encaixa perfeitamente ao escrever neste blog. Hoje, quando fui atrás de referências do meu blog na internet, ou melhor, no Google, me deparei com uma grata surpresa. O blog já aparece como referência no sistema de busca do Google. Basta o “internauta” digitar blog do venicios e rapidamente aparecerá referências de endereço e posts. Isso é ótimo.

Agora, estou efetivamente interligado na rede mundial de computadores. As visitas não se restringem somente aos amigos, colegas e perseguidores. Agora, com um conteúdo bom, criativo e o melhor, humorado. Posso me sentir na obrigação de sempre atualizar esse blog.

Hoje celo um pacto com meus poucos leitores fieis. De agora em diante, vou me esforçar ao maximo para sempre atualizar meu blog diariamente.

Obrigado por acessar esta pagina. Grato!

Eventos de Anime chegam ao Acre

Não diferente do Brasil, o Estado do Acre tem fãs maníacos por mangas e animes japoneses. E explorando unicamente essa essência de alegria e fantasia, o grupo Animac busca implantar no Acre eventos que crie encontros para a difusão da cultura nipônica.

Com base nessa nova forma de entretenimento, o Grupo Animac promove no próximo sábado, dia 03, uma exibição no Theatro Hélio Melo partir das 15 horas. Nesse dia, irá se exibido uma produção de um Live Action e de produções japonesas variadas. Para atrair o público, os organizadores resolveram optar pela entrada franca dos fãs.

Segundo o coordenador do evento, Fenelon Sampaio, a idéia é que com essa pequena amostra o grupo Animac possa crescer e assim poder criar eventos mais elaborados para o grande público. “temos que difundir essa cultura que não é tão explorada em nossa região. Para isso, estamos empenhados em levar o que há de melhor em produções de animes e mangas”. Disse entusiasmado o coordenador.

A exibição dos vídeos é apenas um aperitivo para o que vem pela frente. O grupo promete que grandes eventos estão por vir e com isso que contar com a participação de todos os “curiosos” possíveis.

Para entrar em contato:
Email: animeac@hotmail.com ou pelo telefone 3223-6638

sábado, 26 de abril de 2008

Joao Gilberto e Caetano Veloso cantando e tocando Garota de Ipanema



Composição: Antônio Carlos Jobim e Vinícius de Moraes

Olha que coisa mais linda
Mais cheia de graça
É ela menina
Que vem e que passa
Num doce balanço, a caminho do mar

Moça do corpo dourado
Do sol de Ipanema
O seu balançado é mais que um poema
É a coisa mais linda que eu já vi passar

Ah, porque estou tão sozinho
Ah, porque tudo é tão triste
Ah, a beleza que existe
A beleza que não é só minha
Que também passa sozinha

Ah, se ela soubesse
Que quando ela passa
O mundo sorrindo se enche de graça
E fica mais lindo
Por causa do amor


Se isso fosse em 2002...

Lula e Serra lançam campanha de vacinação contra a gripe em São Bernardo do Campo (SP) (Foto: Patricia Santos/AE)

Tião Viana faz acreano acordar mais cedo

Para beneficiar única e exclusivamente as televisões, principalmente a Rede Globo, o Senador Tião Viana (PT-AC), criou a lei que acabaria com o fusorário do Acre, fazendo assim, que o estado se igualasse ao restante da Amazônia e usou de sua influência política para que o Presidente Lula sancionasse a lei.

Em discursão, ontem os alunos do IESACRE, principalmente um grupo não muito provido de conhecimentos gerais e críticos, disseram que a lei do Senador Tião beneficiou os acreanos e que a “maioria” estava de acordo com a lei que entrará em vigor dentro de 60 dias. Segundo uma acadêmica, o Senador fez uma espécie de pesquisa onde a minoria da população (universitários, empresários e pessoas que sequer sabem quais os prejuízos tal lei pode trazer.).

Não querendo desmerecer o projeto, mas deveria haver um estudo e maior difusão da idéia. Porque somente agora, após a implatação da portaria dos horários da TV, essa lei foi posta em prática?
Para ver o documento a lei que o presidente lula sancionou. clique aqui



Bizarrice do dia

Fiquei surpreso quando vi a foto do Presidente boliviano, Evo Morales jogando uma partida de futebol na Capital da Bolívia, La paz. Enquanto, o sósia do Zacarias jogava “soccer”, seu país passar por uma crise política interna. Ele luta contra a autonomia de quatro províncias.

Detalhe: o nome do time que Evo defende é o Litoral, time de futebol amador. Outro ponto interessante é que o Presidente da coca foi substituido. E outro ponto muito mais criativo, interessante e ridículo ao mesmo tempo: ele é o número 10 do time
Foto: David Mercado/Reuters

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Ética, bundas e um pouquinho de Chico Mendes

Navegando pela blogosfera, me deparo com uma bunda. Sim, isso mesmo, uma bunda. Quando se pensa em bunda, aparece no imaginário popular a Dançarina do Creu, a Sheila Carvalho, a Mello (com dois L), a Carla Perez, a Mulher do Belo (a dançarina do Tchakabum, Graciane) e um monte de coisas mais, que fazem parte dos sonhos masculinos e da inveja das mulheres.

Sim, vamos voltar a bunda que eu vi. Seguinte, não era nada que um jovem na adolescência pudesse perder algumas horas no banheiro de casa, mas para mim, foi genial.

De quem é a bunda???

“Respeitável” público, apresento o cara mais "ESTAILE" do mundo, Marcos Mion!!

Juro, quando vi, fiquei emocionado, nunca tinha visto a tal personificação do marketing. Nem Roberto Justus, Washington Olivetto, Duda Mendonça e Davi Sento-Sé, Juntos, pensariam em tal proeza e coragem para mostrar a própria bunda no blog, na ambição de chamar atenção e atrair todo tipo de comentário sobre a exposição de um glúteo branco, cabeludo e provavelmente mal cheiroso.

Não é querendo sacanear o Mion, não, mas aí, eu pergunto, onde estaria a ética dos blogs? Sim, é louvável, o meu astro maior e inspirador (Marcos Mion), querer divulgar sua opinião através de métodos que espero, não se repitam brevemente. Nada contra a bunda, mas não precisaria disso, ele é uma estrela natural.

Sim, vamos voltar a falar da ética dos blogs, seguinte, pra quem já falou mal de Chico Mendes (Líder seringueiro, o Deus para Frente Popular), mostrar a bunda poderia ser um método menos ortodoxo.

Bem, falando da fotinha que está abaixo, vou falar o que aconteceu depois que a tal bunda foi parar na internet. Quase 4 mil comentários, entrevistas em todas as Televisões(menos na globo), ganhou inclusive uma citação do autor da novela "Duas Caras", Aguinaldo Silva, que era o Top dos Tops no mundo dos blogs e acabou perdendo espaço e acessos para a bunda do Mion.

Ah, outra coisa, para acessar o blog do Mion, Clique aqui.

Calixto conta histórias...

“Em Tarauacá todo mundo discute política, mas ao final da tarde todo mundo se junta e vai jogar uma boa conversa fora”, conta o Deputado Estadual Luiz Calixto.

Lembrando os 95 anos do aniversário da cidade de Tarauacá, no Vale do Juruá, o deputado Luiz Calixto disse que a terra do abacaxi grande e da mulher bonita tem um povo politizado, pois segundo ele, ”todo mundo discute política”.

Meu comentário: quem dera que em todo lugar fosse assim. As pessoas, ou melhor, o povo que tantos políticos enchem a boca para exaltar, não tem esse costume tão importante para a sociedade. Mas de acordo com o próprio Calixto, em Tarauacá, “ao final da tarde todo mundo se junta e vai jogar conversa fora”. (A fofoca rola solta)

Baixaria ou um “cala boca na oposição”?

Em nome da honra, da moral e dos bons costumes, o Presidente da Assembléia Legislativa do Acre, Edvaldo Magalhães (PC do B) promete tomar atitudes duras contra parlamentares que baixarem o nível “culto” de suas discursões no plenário. Na sessão de ontem da ALEAC, o presidente, advertiu os nobres deputados sobre a pratica do mau discurso com frases ou palavras de baixo calão.

Os deputados, principalmente da oposição, não gostaram dessa nova regrinha da Casa do Povo. O deputado, Donald Fernandes (PSDB) satirizou, dizendo que iria levar uma bíblia e um dicionário para a tribuna do plenário. “O Aurélio vai servir para que eu use as palavras mais eloqüentes, já a Palavra de Deus vai ser uma fonte de espiritualidade para que eu não perca o equilíbrio”, ironizou o Deputado.

*Meu comentário: outra forma de calar a oposição. Época de eleição é sempre assim, querem evitar a “desordem” para não afetar os planos do governo. Nessa época, os deputados de oposição tem grande visibilidade, pois precisam mostrar serviço. Enquanto isso, a “Tropa de Elite” da Frente Popular tenta abrandar o fogo da oposição.

Conselho: “os deputados devem trocar as baixarias em plenário pela “baixaria” servida de madrugada no mercado do Bosque”. Comentário bem humorado de um Jornalista na Coluna do Jornalista Evandro Cordeiro no Jornal O Rio Branco.

quarta-feira, 23 de abril de 2008

PMN cospe fogo contra a Justiça Eleitoral

Em nota oficial, o Partido da Mobilização Nacional (PMN) rejeita a ação da Justiça Eleitoral, quando emitiu um mandado para acabar com a festa de 18 anos de fundação do partido.

O documento foi assinado pela alta cúpula nacional do partido.

Clique na Nota de repúdio para ampliar:





Bate-papo com Hildebrando

terça-feira, 22 de abril de 2008

Uma das belezas do Segundo Distrito da capital acreana



Que sorte! sou vizinho desta obra que me enchem os olhos de vontade de ver a bola rolar.
Lembro-me, como se fosse hoje, daquela vitória monumental do Rio Branco F C em cima do Bahia por 3 x 2. Saudades...
Abaixo, veja o video do confronto entre Rio Branco vs Bahia. Para ver mais fotos do Arena, clique aqui.

A morte de madrugada

UMA CERTA madrugada
Eu por um caminho andava
Não sei bem se estava bêbedo
Ou se tinha a morte n’alma
Não sei também se o caminho
Me perdia ou encaminhava
Só sei que a sede queimava-me
A boca desidratada.
Era uma terra estrangeira
Que me recordava algo
Com sua argila cor de sangue
E seu ar desesperado.
Lembro que havia uma estrela
Morrendo no céu vazio
De uma outra coisa me lembro:
... Un horizonte de perros
Ladra muy lejos del río...

De repente reconheço:
Eram campos de Granada!
Estava em terras de Espanha
Em sua terra ensangüentada
Por que estranha providência
Não sei... não sabia nada...
Só sei da nuvem de pó
Caminhando sobre a estrada
E um duro passo de marcha
Que eu meu sentido avançava.
Como uma mancha de sangue
Abria-se a madrugada
Enquanto a estrela morria
Numa tremura de lágrima
Sobre as colinas vermelhas
Os galhos também choravam
Aumentando a fria angústia
Que de mim transverberava.

Era um grupo de soldados
Que pela estrada marchava
Trazendo fuzis ao ombro
E impiedade na cara
Entre eles andava um moço
De face morena e cálida
Cabelos soltos ao vento
Camisa desabotoada.
Diante de um velho muro
O tenente gritou: Alto!
E à frente conduz o moço
De fisionomia pálida.
Sem ser visto me aproximo
Daquela cena macabra
Ao tempo em que o pelotão
Se punha horizontal.

Súbito um raio de sol
Ao moço ilumina a face
E eu à boca levo as mãos
Para evitar que gritasse.
Era ele, era Federico
O poeta meu muito amado
A um muro de pedra-seca
Colado, como um fantasma.
Chamei-o: Garcia Lorca!
Mas já não ouvia nada
O horror da morte imatura
Sobre a expressão estampada...
Mas que me via, me via
Porque eu seus olhos havia
Uma luz mal-disfarçada.

Com o peito de dor rompido
Me quedei, paralisado
Enquanto os soldados miram
A cabeça delicada.

Assim vi a Federico
Entre dois canos de arma
A fitar-me estranhamente
Como querendo falar-me
Hoje sei que teve medo
Diante do inesperado
E foi maior seu martírio
Do que a tortura da carne.
Hoje sei que teve medo
Mas sei que não foi covarde
Pela curiosa maneira
Com que de longe me olhava
Como quem me diz: a morte
É sempre desagradável
Mas antes morrer ciente
Do que viver enganado.

Atiraram-lhe na cara
Os vendilhões de sua pátria
Nos seus olhos andaluzes
Em sua boca de palavras.
Muerto cayó Federico
Sobre a terra de Granada
La tierra del inocente
No la tierra del culpable.
Nos olhos que tinha abertos
Numa infinita mirada
Em meio a flores de sangue
A expressão se conservava
Como a segredar-me: A morte
É simples, de madrugada...
*Poema extraido do site Jornal de Poesia.

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Perseguição: Meteram o dedo no bolo do Petecão

Ontem à tarde, na hora em que o possível candidato a Prefeitura de Rio Branco, Sergio Petecão ia cortar o bolo do aniversário de 18 anos do Partido de Mobilização Nacional (PMN), a Policia Federal Chegou com 10 homens armados com um mandado e não mandato (risos) para terminar com a festinha do partido.

Com base em uma denúncia anônima, o Juiz Eleitoral Marcelo Coelho, expediu mandado com a suspeita de que o “niver” do PMN estava servindo para distribuir comida aos esfomeados eleitores.

A denúncia foi uma furada. Chegando lá, a PF só acabou com a festa e mandou todo mundo ir embora.

Tenho certeza que muita gente ficou P... da vida, pois além de não comerem o grandioso bolo, passaram por uma situação nada agradável.
Foto: Damião Castro

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Paz e Guerra


"Jesus" vs. Diabo

Certa vez, o Diabo fez um desafio a Jesus:
"Aposto como digito muito mais rápido do que você!!!"
O desafio foi aceito.

No dia marcado, Jesus de um lado com um XT 10Mhz, do outro, o diabo com um Pentium III / 600Mhz, rodando Windows 98, 1024Mb de memória cache. Todos a postos.

O diabo estala os dedos enquanto Jesus olha calmamente para o seu oponente. Inicia-se a competição.

Aquele que digitasse mais texto em 30 minutos seria o vencedor. O diabo digita de maneira feroz, 900 toques/minuto. Do outro lado da sala, Jesus digita usando apenas os dois dedos indicadores, no melhor estilo "Catador de milho de Jerusalém". A platéia fica, obviamente nervosa com a performance do Messias, e róe as unhas...

Quinze minutos se passam.
O diabo já digitou cerca de 10Mb de texto, sem erros, enquanto Jesus ainda esta na casa dos 5Kb. Os olhares se tornam mais nervosos.

Vinte e cinco minutos passados.
O diabo já anda pela casa dos 20Mb de texto. Jesus anda pelos 8Kb...
Vinte e nove minutos passados.

De repente, PLUM.....Cai a luz...
Desespero geral, pânico, gritaria. Os juizes decidem terminar a competição pelo tamanho final do arquivo.

Tamanho final do arquivo de Jesus: 10 Kb.
Tamanho final do arquivo do diabo: 0 Kb.
"Mas não pode ser...", grita o diabo. "Isso é roubo, ...".
Os juizes respondem: "Você esqueceu de algo muito importante":
"Só Jesus Cristo Salva..."

terça-feira, 15 de abril de 2008

Demorou...

domingo, 13 de abril de 2008

Miss Brasil: Alguém viu, Achernar Castro?


Procura-se uma miss originária do Acre, com 1,76 de altura.

Bem, ainda pouco estava assistindo a transmissão do Miss Brasil 2008 pela Rede Bandeirantes, mas logo percebi algo muito estranho. Por onde andava Achernar Castro?
Conversando com meu amigo e repórter da TV Acre, afiliada da Rede Globo, Francisco Costa, percebemos que faltava a beleza acreana no palco. Será que nós tinha mos ligado a TV tarde demais?

Bem, não sei, mas o que posso dizer é que a participação do Acre foi um fiasco. Depois de Maria Cláudia Barreto (2ªcolocada no Miss Brasil 2006), nenhuma outra miss acreana conseguiu obter um resultado expressivo no concurso de Miss Nacional.

Sinceramente, não tive o prazer de ver, Achernar... que tristeza...

sábado, 12 de abril de 2008

Tenho um coração...

Es o cearense de Orós que me faz viajar. Fagner cantando "borbulhas de amor" em seu 1º DVD.

Bom gosto, é tudo!

Borbulhas de Amor
J.L.Guerra - versão : Ferreira Gullar
dos discos "Pedras que cantam", "Uma noite demais" e "Ao Vivo
"

Tenho um coração
Dividido entre a esperança e a razão
Tenho um coração
Bem melhor que não tivera

Esse coração
Não consegue se conter ao ouvir tua voz
Pobre coração
Sempre escravo da ternura

Quem dera ser um peixe
Para em teu límpido aquário mergulhar
Fazer borbulhas de amor pra te encantar
Passar a noite em claro
Dentro de ti

Um peixe
Para enfeitar de corais tua cintura
Fazer silhuetas de amor à luz da lua
Saciar esta loucura
Dentro de ti

Canta, coração
Que esta alma necessita de ilusão
Sonha, coração
Não te enchas de amargura

Esse coração
Não consegue se conter ao ouvir tua voz
Pobre coração
Sempre escravo da ternura

Uma noite
Para unir-nos até o fim
Cara a cara, beijo a beijo
E viver para sempre
Dentro de ti

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE DÚVIDAS

Inicio e Conceito

Desenvolvimento sustentável é um modelo capaz de suprir as necessidades do presente, das pessoas, sem comprometer o futuro. Fazendo assim que, tudo que seja elaborado faça parte de determinadas bases ligada ao não desperdício total das fontes de matéria prima. Esse conceito é lindo no papel, mas será que ele existe? Será que a sustentabilidade é possível ou será mais uma forma de poluir, desperdiçar legalmente os recursos naturais?

Bem, sabe-se que muitos são a favor desse modelo exposto de desenvolvimento sem afetar o tal do ambiente em que vivemos. Planos e mais planos são elaborados e aprovados com o intuito da sustentação e o manejo dos recursos naturais de uma forma que não possa fazer falta no futuro.

Em 1987, Gro Harlem Brundtland, que na época era Primeira-ministra da Noruega, presidiu a Comissão Mundial de Meio Ambiente e Desenvolvimento e afirmou que o novo modelo de desenvolvimento iria satisfazer “as necessidade presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades”. Com base nessa afirmação do novo modelo, o desenvolvimento econômico, social, cultural e cientifico iria garantir mais saúde e conforto sem destruir os recursos existentes no meio ambiente. O objetivo geral era que a relação que o homem tivesse com a natureza não comprometesse o meio ambiente, ou seja, sempre com a intenção de conservarmos e usar os recursos novamente quando possível.

Com isso ficou estabelecido plano de metas para o desenvolvimento sustentável com as seguintes exigências:

• Limitar do crescimento populacional;
• Garantir de alimentação em longo prazo;
• Preservar da biodiversidade e dos ecossistemas;
• Diminuir o consumo de energia e desenvolvimento de tecnologias que admitem o uso de fontes energéticas renováveis;
• Aumentar a produção industrial nos países não-industrializados à base de tecnologias ecologicamente adaptadas;
• Controlar a urbanização selvagem e integração entre campo e cidades menores.


O “Desenvolvimento Sustentável” na Amazônia

A amazônia, sendo considerada o pulmão do mundo, é vista como exemplo de manejo e desenvolvimento sustentável mundialmente, pois se situa como referência mundial por se situar em um ambiente parcialmente preservado.

Governos como do Acre e do Amazonas, vestem a camisa do modelo que não é muito esclarecedor para a maioria da população. No caso do Acre, os irmãos Viana, Jorge Viana, ex-governador e Tião Viana, Senador, são defensores ferrenhos do modelo imposto sem conscientização necessária da população.

O fato é que até hoje, poucos são beneficiados com a chamada sustentabilidade. Se no passado acabavam com a floresta e vendiam suas riquezas por “R$1,00 ” ilegalmente, hoje estão vendendo por “R$ 2,00” e com certificação de que o produto fez parte de um processo em que o meio ambiente não foi afetado.

Segundo o professor e teólogo, José Mastrangêlo o desenvolvimento sustentável é um farsa para que os “políticos” se beneficiem e vendam a amazônia legalmente. Abaixo algumas de suas citações:

(...) O teólogo Leonardo Boff considera insustentável a lógica do sistema do capital globalmente articulado. Ele diz: “Seu objetivo é lucrar o mais que pode, no tempo mais curto possível, com a expansão cada vez maior de seu poder, flexibilizando legislações que limitam sua voracidade. Ele se orienta pela competição e não pela cooperação. Diante das mudanças paradigmáticas se vê confrontado com esse dilema: ou se auto-nega, mostrando-se solidário com o futuro da humanidade e muda sua lógica e assim corre o risco de ir à falência ou se auto-afirma em sua busca de lucro, desconsiderando toda compaixão e solidariedade, mesmo passando por cima de montanhas de cadáveres e da Terra devastada. Muitos temem que, fiel à sua natureza do lobo voraz, o capitalismo se faça suicida. Prefere morrer e fazer morrer a perder”.

A sociedade, que pretende sustentar-se, deverá procurar outro caminho. Precisa sair de vez da rota do “Desenvolvimento Sustentável”, que a maioria da população -mais de 90%- não sabe o que realmente é, mas continua dando fé a uns idiotas e picaretas, que falam e escrevem bobagens acadêmicas e são os principais responsáveis pela destruição da natureza.(...)


Tendo em vista os conceitos e a realidade, a “sustentabilidade “ que os governos pregam, sustentam apenas os bolsos dos maiores interessados. A corrupção, deturpou o conceito. Interesses vão ao cume do modelo. Os exemplos positivos do “desenvolvimento sustentável” é que tem “meia dúzia bem de vida” e a maioria no ostracismo.

Quem opera esse sistema, deve esclarecer e fazer uma previsão realista do que nos aguarda, ou vamos ter um futuro ideal, como o chamado “desenvolvimento” imposto, ou então estamos nos encaminhando para a perdição e tudo isso legalmente sobre os olhares “atentos” dos ignorantes.

Apesar de afirmarem que o “novo modelo” é a saída para o Acre e o resto da humanidade, vale ressaltar que para desenvolver precisamos desmatar, queimar, mesmo sabendo que isso é prejudicial, mas os “poderosos” preferem maquiar os fatos com alguns exemplos medíocres de sustentabilidade, onde alguns “homens da amazônia” sorriem diante de uma câmera e dizem que “tá tudo lindo”.

Por citar a câmera, vale dizer que o dinheiro que é ganho por trás desse sistema, amordaça a mídia, principalmente aqui no Acre, onde os veículos de comunicação parecem departamentos públicos.

Quem controla o sistema, odeia ser contrariado. Os mesmo que financiam as campanhas elogiando a amazônia, são os que a destroem.

Chico Mendes: o inicio e o fim do conto de fadas

Nascido em 1944, no município de Xapuri no interior do Acre, Francisco Alves Mendes Filho, ou melhor, Chico Mendes, desde pequeno foi influenciado pelo pai a trabalhar no seringal. Se tornou seringueiro ainda criança e assim ajudava a família.

Sua luta em prol dos seringueiros começa quando ele foi escolhido para ser secretário geral do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brasiléia, em 1975. Nesse momento começou a luta do homem que entrou pra história. Em 1976 começa efetivamente a lutar contra o desmatamento da Amazônia através dos empates(1).

Com o trabalho que vinha sendo realizado, Chico Mendes, passou a ser o inimigo número 1 dos fazendeiros. Muitas vezes, ele e seus companheiros realizava campanhas para tomar posses das terras que estavam sendo mal empregadas.

Antes de morrer, em 1988, Chico teve uma vida muito agitada. Foi preso, se elegeu vereador, perdeu eleição para Deputado Estadual e foi ameaçado de morte inúmeras vezes. Sua luta tirava o sono dos poderosos que tinham o único interesse em tirar proveito da Amazônia indiscriminadamente.

No dia 22 de dezembro de 1988, Chico é assassinado na porta de sua casa, deixando assim, sua esposa Ilzamar Mendes e seus filhos, Elenira e Sandino. Mas antes desse lamentável episódio, Chico Mendes já havia ganhado projeção local, nacional e internacional. Um ano antes de ser assassinado, Chico ganhou o maior prêmio referente a ecologia, o Global 500 da ONU, em Londres, na Inglaterra.

Sua influência era tão grande que chegou a se reunir com os representantes do BID.
Veja a citação do jornal local, A Gazeta no dia 02 de abril de 1987:


"Chico Mendes retorna hoje dizendo ter cumprido missão

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri, Chico Mendes, chega hoje a Rio Branco, após ter realizado - junto com organizações preservacionistas dos EUA um trabalho de esclarecimento da opinião pública norte americana sobre o risco de destruição da floresta amazônica devido às obras de asfaltamento da rodovia BR-364, que vem sendo realizada com financiamento do Banco Mundial (BID).

Chico Mendes disse pelo telefone desde Washington, na noite de terça-feira, que considerava ter cumprido bem sua missão de sensibilizar a opinião pública sobre a questão, “ao ponto de alguns diretores do BID em Miami e assessores de parlamentares, em Washington terem se comprometido em visitar o Acre para conhecerem o problema mais de perto".

Ele enfatizou, que outro ponto alto da viagem foi a entrevista de quinze minutos que concedeu ao programa radiofônico Voz da America do governo americano, levado ao ar na terça-feira. “O pessoal do serviço da Voz da América considerou um fato histórico a presença de um seringueiro nos seus estúdios para falar dos problemas dos habitantes da floresta amazônica”.

Questionado sobre como foi possível a Aliança dos Povos da Floresta para a Defesa da Amazônia, integrada por índios e seringueiros, já que durante tantos anos uns foram jogados contra outros, Chico Mendes explicou ao entrevistador da Voz da América, que essa aliança foi o resultado da elevação do nível de organização dos índios, através da União das Nações Indígenas - UNI e dos seringueiros, através do Conselho Nacional dos Seringueiros - CNS, “unidos em torno de um objetivo comum",

Ele informou ainda que na tarde de terça-feira, esteve reunido em Washington com diversas organizações preservacionistas, como o Fundo de Defesa do Meio-Ambiente, Fundação Pró-Natureza e o Fundo Nacional de Vida Silvestre. "Nesse encontro as entidades decidiram cerrar fileiras na luta pela preservação da Amazônia apontando como alternativa mais racional de ocupação da região sem destruí-la. a efetivação das reservas extrativistas para os seringueiros".

Chico Mendes vai fazer um relato minucioso das sua viagem aos EUA, hoje às19:30 horas, no auditúrio da Catedral. A reunião é aberta ao publico e está sendo promovida pelo Centro de Defesa dos Direitos Humanos. Comissão Pastoral da Terra - CPT, Conselho Indigenista Missionário - CIMI e o Projeto Seringueiro, entre outros.”


O que acontece de fato

A mídia e principalmente os “companheiros” do Líder seringueiro, fizeram de sua morte um marco histórico. Afinal, precisamos de lideres e exemplos para nos espelharmos. Foi com esse tipo de pensamento que até hoje, Presidente, Governadores, Prefeitos, Deputados e Vereadores se elegem, principalmente aqui no Acre, onde o termo floresta vira dinheiro na mão de poucos.

Essa imagem que ronda pelo Acre de um estado que é modelo para o Brasil e o mundo é uma balela. É notório que os verdadeiros ideais de Chico Mendes, aparecem apenas em palanques. Se hoje parecesse outra pessoa que seguisse a risca seus ensinamentos, com certeza iria sofrer com a irá dos poderosos que tomam de conta da floresta “legalmente”. Há anos atrás diziam que o Acre era terra de ninguém, mas agora depois de quase 10 anos do tal “Governo da Floresta” este estado encontra-se na mão de grupos. O desmatamento aumenta, as queimadas também. E ainda insistem em colocar a culpa no pequeno produtor. Mas como haverá desenvolvimento sustentável, sem o subsidio do estado para o pequeno agricultor? Será que valeu Chico Mendes ter se sacrificado em prol de meia dúzia de políticos, que hoje estão no poder graças ao garoto propaganda do seringal.

Os verdadeiros companheiros de Chico Mendes estão fora da luta contra a devastação. Hoje tem gente pegando carona em seus ideais sem fazer o mínimo esforço. “Chico lutava pela vida, pela preservação da Amazônia.Infelizmente tenho que dizer que o que se vê é a destruição da nossa Amazônia. As nossas madeiras, as nossas florestas, estão sendo destruídas. Eu dou como exemplo o seringal Cachoeira, entendeu? Foi o berço, onde o Chico começou a ser perseguido mesmo, onde começou a sua luta em defesa e hoje se você for lá vai constatar que o seringal Cachoeira está completamente destruído. Transformou-se em fazenda. Para sobreviver, os colonos são obrigados a vender as madeiras, as suas terras porque não existe uma política para ajudar os colonos, ribeirinhos”.disse a viúva de Chico Mendes ao Jornalista Altino Machado.

E ainda complementa:” Tenho que falar, e não estou falando só por mim, mas dos companheiros do Chico com os quais ainda tenho contato. Infelizmente, essas pessoas, que conviveram lado a lado com o Chico, que eram sabedoras dos seus ideais, da sua luta, infelizmente mudaram seus pensamentos. Hoje, o que é importante para essas pessoas é o poder e não os ideais do Chico. Fazem qualquer coisa para se manter no poder. Companheiros que realmente estavam lado a lado com o Chico não têm voz para dizer para estas pessoas o que eles necessitam. Hoje o que se vê são pessoas dentro de seus gabinetes, no ar-condicionado, fazendo o que bem entendem, mas não vão ouvir o que a população carente necessita”. Quando Altino Machado faz a seguinte pergunta: A ministra Marina Silva, o ex-governador Jorge Viana e o atual governador Binho Marques. A conquista do poder não significou avanços?

A verdade dói, mas tem que ser dita! Acabaram com os ideais do homem que morreu para dar o poder e reconhecimento aos governantes.

Acre: Na idade da pedra lascada

Completa-se hoje, cinco dias em que a portaria censura da TV nos impõe a assistir jogo de futebol a meia noite, e o pior, só compacto, sem emoção nenhuma. Mas uma vez a população fica de lado. Os interesses de meia dúzia de empresários são mais importantes do que a opinião do povo. Isso é que dá, deixar uma a Rede Globo monopolizar tudo. Hoje, passamos por esse problema por omissão do poder público.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Lembranças...

A Viagem-Roupa Nova
Composição: Cleberson Horsth - Aldir Blanc

Há tanto tempo
Que eu deixei você
Fui chorando de saudade
Mesmo longe não me conformei
Pode crer
Eu viajei contra a vontade...

O teu amor chamou
E eu regressei
Todo amor é infinito
Noite e dia no meu coração
Trouxe a luz
Do nosso instante mais bonito...

Na escuridão o teu olhar
Me iluminava
E minha estrela-guia
Era o teu riso
Coisas do passado
São alegres quando lembram
Novamente as pessoas
Que se amam...

Em cada solidão vencida
Eu desejava
O reencontro com teu corpo
Abrigo
Ah! minha adorada
Viajei tantos espaços
Prá você caber assim
No meu abraço
Te amo!...

Há tanto tempo
Que eu deixei você
Fui chorando de saudade...

Na escuridão o teu olhar
Me iluminava
E minha estrela-guia
Era o teu riso
Coisas do passado
São alegres quando lembram
Novamente as pessoas
Que se amam...

Em cada solidão vencida
Eu desejava
O reencontro com teu corpo
Abrigo
Ah! minha adorada
Viajei tantos espaços
Prá você caber assim
No meu abraço
Uh! uh!...

Ah! minha adorada
Viajei tantos espaços
Prá você caber assim
No meu abraço
Te amo! te amo!...


terça-feira, 1 de abril de 2008

Será???

Chegou aos ouvidos deste humilde editor que a diretoria do Instituto de Ensino Superior do Acre (IESACRE) está abrindo um processo administrativo para apurar quem são os autores do blog Aldeia Sideral que foi o maior fenômeno midiático do Acre depois do acretinos (site que mostrava garotas do Acre nuas). A diretoria ainda não se pronunciou oficialmente, mas os boatos correm feito rasto de pólvora pelos corredores da faculdade.

De acordo com a fonte, os acadêmicos envolvidos podem sofrer penas, como serem expulsos da faculdade, ou então, perderem benefícios, como bolsa de estudo.

A instituição alega que a imagem da faculdade foi atingida negativamente. Ademais, ela também se isenta de qualquer responsabilidade envolvendo os acadêmicos. E se diz, não oficialmente, solidária com os ofendidos no blog, ou seja, o finado Chico e sua tão estimada família.

Em breve mais informações...

Deu no Blog do Altino

Em entrevista exclusiva ao Jornalista Altino Machado, a esposa do lider seringueiro, Chico Mendes revela que os governantes que ocupam o poder hoje "Mataram os ideias do Chico".

Acompanhe na integra a entrevista dividida em duas partes.
Parte 1:



Parte 2:

Uma imagem vale mais que mil palavras...


Arte: Marcos Venícios