quarta-feira, 1 de julho de 2009

CONFIRMADO 1º CASO DE INFLUENZA A NO ACRE

Por Mariana Morema
Da Agência de Notícias do Acre

A Secretaria Estadual de Saúde do Acre recebeu na tarde desta quarta-feira, por volta das 16h30, o resultado dos exames das duas mulheres que estavam sob monitoramento com suspeita de terem contraído o vírus Influenza A (H1N1). Um dos casos, de uma mulher de 38 anos, foi confirmado com resultado positivo pelo laboratório Adolfo Lutz, em São Paulo. O outro teve o resultado negativo.

Segundo informações da Sesacre, a paciente com caso confirmado recebeu todo o medicamento indicado no tempo necessário e passa bem. Ela esteve na cidade de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, onde há casos confirmados da doença, e no retorno apresentou os sintomas de tosse e febre alta (maior do que 38 graus). Os demais membros da família estão sob monitoramento e até agora nenhum apresentou algum desses sintomas.

As Vigilâncias de Saúde dos governos federal, estadual e municipais estão envolvidas no monitoramento de casos suspeitos da doença em todo o estado. A Secretaria de Saúde informa que há monitoramento reforçado em todas as fronteiras terrestres, fluviais e nos dois principais aeroportos do estado. O órgão também dispõe do medicamento específico para o tratamento da doença e o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco, e os Hospitais de Brasileia e do Juruá estão preparados para atender os pacientes que apresentarem alguma suspeita de contaminação.

Até o momento, foram registrados 8 casos no Acre, sendo um confirmado, outros dois descartados e 5 que estão sob monitoramento (a coleta de exame já foi realizada e está sob consulta no Laboratório Adolfo Lutz). Mais informações serão repassadas pelos Secretário Estadual de Saúde, Osvaldo Leal; o Secretário municipal, Pascoal Khalil e as equipes dos dois órgãos, durante coletiva à imprensa na noite desta quarta-feira, às 19h30, no auditório do Departamento de Vigilância em Saúde - DVS (antigo DABS).

Leia mais informações no site do Ministério da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.