O teólogo e filósofo Leonardo Boff é o convidado do “Sempre um Papo” em Rio Branco no próximo dia 20, segunda-feira, às 19 horas, no auditório da Biblioteca Pública.
Ética, mudanças climáticas e sociedade são os principais temas das reflexões de Leonardo Boff no bate papo sobre “Ética & Ecologia: desafios do século XXI”.
Boff alerta que, a cada minuto, 17 hectares de terra se transformam em deserto no mundo; que a desertificação atinge 33% da superfície emersa do planeta e as áreas afetadas pelo fenômeno abrigam mais de 2,6 bilhões de pessoas (42% da população mundial).
“Nós não estamos indo ao encontro do aquecimento global. Já estamos dentro dele. Agora, trata-se de adaptar-se à nova situação e minorar sobre os efeitos catastráficos”, alerta.
O teólogo fala também sobre a “grande crise política-social” do mundo. “Grande parte da humanidade está excluída dos benefícios do desenvolvimento e da cultura”.
Em uma linguagem acessível a diversos públicos, o estudioso faz metáfora entre os problemas do planeta e a casa das pessoas, além de promover uma reflexão filosófica sobre a ética. “A ética nasce da razão, de algo mais profundo, que é a inteligência emocional”. Ele enaltece também a solidariedade como algo essencial para a humanidade. “Nós nascemos da solidariedade. Nossos ancestrais se diferenciavam dos outros animais pela capacidade de dividir a caça”, explica.
O Sempre um Papo em Rio Branco é uma realização de AB Comunicação e Fred Perillo Comunicação, e tem o patrocínio do Governo do Estado do Acre, através da Fundação Elias Mansour. A entrada é franca, mediante a retirada de senha no local do evento a partir de 18h00. Lugares limitados. Informações: 9212 5538
Sobre Leonardo Boff: Com cerca de 90 livros publicados em quatro décadas, a obra de Leonardo Boff constitui um profundo e complexo desafio à interpretação. Erudita, crítica, original, seu trabalho explora diversos campos do conhecimento, buscando sempre as perspectivas mais amplas. Nascido em Santa Catarina, em 1938, Boff deu expressão a um dos mais importantes movimentos do cristianismo, a Teologia da Libertação, o que lhe valeu severa punição pela dogmática conservadora do Vaticano.
Serviço:
“Sempre um Papo” com Leonardo Boff
Data: 20/07
Horário: 19h00
Local: Biblioteca Pública
Informações: 9212 5538
O texto e a foto são da Assessoria do "Sempre um papo".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Política de moderação de comentários
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.