sábado, 6 de dezembro de 2008

IBAMA realiza operação para fiscalizar criação de pássaros silvestres

O Instituto Brasileiro de Assistência ao Meio Ambiente – IBAMA, está realizando no Acre uma operação especial através do Sistema de Criação Amadorista de Pássaros da Fauna Silvestre- SISPASS. O objetivo é verificar o cumprimento das normas aplicadas aos criadores: Se eles estão em dias com sua licença que deve ser renovada anualmente no Instituto, a movimentação de pássaros no plantel e a presenças das anílhas de identificação do IBAMA para os pássaros que fica em uma de suas pernas.

No Acre a maior quantidade de espécies criadas de forma amadora é o “Curió” e o ‘Bicudo”, más este ano foram identificadas mais duas espécies: o “Bico de Lacre” e o “Caboco Lindo”, apreendidos e soltos em Xapuri.

Ao longo da operação, foram apreendidos 21 pássaros que não portavam a anílha. Os criadores que forem flagrados com irregularidades que podem ser rapidamente corrigidas são advertidos pela equipe. Aqueles que cometem irregularidades como a falta o anel de identificação no pássaro, são autuados e recebem multa de R$ 500,00 por pássaro.

Nessa semana a equipe de fiscais do IBAMA esteve no município de Plácido de Castro onde existem 25 criadores registrados. No município foram encontradas várias irregularidades. Principalmente pássaros fora do plantel. O criador foi advertido a corrigir a irregularidade de imediato.

A analista ambiental e fiscal do IBAMA, Valdeneide Barbosa Queiroz, disse que o IBAMA concede essa permissão aos criadores amadoristas, objetivando a preservação e conservação do patrimônio genético das espécies. E é expressamente proibida a comercialização.

Valdeneide Queiroz diz ainda que muitas pessoas estão registradas no IBAMA como criadoras amadoras e não exercem a prática, o que pode acarretar dívida para a pessoa sem que ela saiba, já que anualmente é debitado na conta dela 30 reais da renovação de licença já que para o instituto ela continua registrada. Queiroz aconselha a quem não está exercendo a prática de criação de pássaro, que cancele sua licença no Instituto.

A Operação será encerrada pela equipe nesta primeira quinzena de dezembro.

Ailton Oliveira

Um comentário:

  1. CRIAR PÁSSAROS EM CATIVEIRO, SEJA A ESPÉCIE QUE FOR, DEVIA SER CRIME, MAS O PODER PÚBLICO E A INICIATIVA PRIVADA, DEVERIAM CRIAR CENTROS DE PROTEÇÃO E PERPETUAÇÃO DAS ESPÉCIES, PRESERVAÇÃO. ISTO SIM E CORRETO. QUEM GOSTARIA DE VIVER NUMA JAULA, FORA DO SEU HABITAT, NATURAL. ESSAS LEIS BRASILEIRAS ALÉM DE NÃO SERVIREM DE NADA, SÃO ERRADAS. TEM QUE CRIAR RESERVAS NATURAIS, ÁREAS PROTEGIDAS, FISCALIZAR E COMBATER CRIMES AMBIENTAIS, MAS NÃO DESTA FORMA - INCENTIVANDO.

    ResponderExcluir

Política de moderação de comentários
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.