por José Mastrangelo*
Sonhar é esperar. Esperança. Sonhar é crer. Fé. Sonhar é esperar e crer. Esperança e Fé. Esperar o sol raiar, a noite seguir ao dia ou vice-versa, a chuva cair, a natureza mudar de cor ao gosto das estações do ano, a lua iluminar as noites, a terra dar a volta, o galo cantar o amanhecer do dia, acordar, nascer, viver, morrer. Sonhar é esperar Natal. Natal é recordar ( re-ex-corde= reportar-se ao coração) o dia do nascimento da Esperança e da Fé.
Sonhar é esperar o amor invadir os corações dos seres humanos. Sonhar é crer no outro, como se fosse seu irmão. Nessa condição, os atos de violência estariam longe de acontecer. Todo mundo respiraria ar limpo. Não precisaria matar para manter a ordem. Não haveria conflitos, que fossem resolvidos com as balas.
Sonhar é esperar a sociedade livre, fraterna e justa chegar para pôr ordem na “ordem” (desordem) da sociedade que temos. Com a nova ordem, é possível crer que os seres humanos estejam em torno de uma mesa (qualquer que seja) para conversar governar, julgar, reivindicar e revoltar-se numa boa, sem o constrangimento de receberem uma sapatada, que os envergonhariam, ao reduzi-los à condição de lixo, segundo a simbologia xiita.
Sonhar é esperar a casa própria para morar. Não dá mais para “morar” ao relento, sem um teto para proteger-se das intempéries. A casa não é luxo. É abrigo, que precisa de cuidados para não desmoronar e, levado pelas águas enfurecidas, mergulhar e desaparecer na correnteza de um rio ou abaixo da lama. A casa é morada, que precisa estar erguida até os seus moradores estiverem em vida, antes de retornarem à morada segura, que os espera.
Sonhar é esperar a saúde circular permanentemente, prevenindo doenças, curando pacientes. A criança, que sofre por falta de alimentos, é doente. O idoso, que não tem como comprar remédio, está com os pés na cova. Socorrer o irmão é uma ação de solidariedade humana, que há de prevalecer na nova ordem social.
Sonhar é a política resgatar a sua identidade democrática, perdida por conta do comportamento autoritário de políticos inescrupulosos, perversos e desumanos. Cabe aos partidos políticos caçar e excluir sumariamente de seus quadros elementos de índole autoritária que, ao carregarem uma patologia crônica (psicopatia), representam um risco à democracia da sociedade. A história registra o mal, que elementos autoritários cometeram contra a humanidade. Ainda falta muito para erradicar essa praga, contagiosa e maléfica que, não extirpada nas raízes, ameaça espalhar-se em todas as dimensões da vida social. A sociedade democrática, contudo, há de derrotar definitivamente qualquer tipo de autoritarismo.
Sonhar é esperar crer sonhar flutuando na imensidão do céu. O único sustento será o ar nessa aventura sem asas. Não precisará de Papai Noel para socorrê-lo nos momentos de turbulência. As coisas da terra não têm valor, senão a existência de sua insignificância. A imensidão do céu o ilumina totalmente.
Sonhar é esperar tudo isso acontecer. E há de acontecer por crer que isso é possível. Natal é Esperança. Natal é Fé. Natal é Felicidade. Natal é Prosperidade. Sonhos de Natal são Esperança e Fé,que os seres humanos esperam crer durante todos os dias do ano. Natal é felicidade. Feliz Natal. Natal é prosperidade. Próspero Ano Novo.
*José Mastrangelo é Doutor em Teologia e tambem escreve para o site Folha do Acre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Política de moderação de comentários
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.