quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

A COPA DO MUNDO NÃO É NOSSA

Claro que se Rio Branco fosse uma das 12 sedes da Copa do Mundo de 2014 – que particularmente, acho improvável por “N” motivos – o desenvolvimento iria chegar na santíssima terra tupiniquim. Mas todo “desenvolvimento” tem um preço. E no caso do Acre, não seria barato.

Fuçando na net – como sempre- encontrei na estatal Agência de Noticias do Acre, administrada a mãos de ferros pelo Jornalista Anibal Diniz (diga-se: suplente do senador Tião Viana, assessor especial do Governador Binho Marques e um dos principais articulistas da censura no Acre) “fatos” e fotos interessantes. Veja uma foto abaixo, leitor:


Legenda do blog: Jorge Viana, Binho Marques e o lendário Antonio Aquino escoltam os inspetores da FIFA e CBF no centro de Rio Branco.


A legenda oficial da imagem diz o seguinte: Ricardo Teixeira, da CBF, caminha pelo Centro de Rio Branco: inspeção comprovou facilidade de mobilidade humana.

De fato, andar por Rio Branco é uma beleza. Uma cidade arborizada e limpa, pelo menos no centro. Aproveitando, vou citar alguma das rotas, do cento da capital até o estádio arena da floresta, que não tiveram a honra de receber os ilustres visitantes.

1 – andar no centro da cidade por volta das 16h é muito bom. Afinal, tenho certeza que eles não enfrentaram o transito infernal para chegar até o Estádio (foram de helicóptero, chique hein?). Atravessar a ponte metálica é ralado, amigo. Mas como o povo - contribuinte- banca tudo...

2 – será que os inspetores passaram lá no Novo Mercado Velho para fazer aquela visitinha básica ao Dr. Raiz? Ora, todo gringo que se preze, precisa ir lá na farmácia Milagres da Floresta para compra três tipos de coisas: Shampoo esperança, Viagra Verde e a famosa camisa com o rosto de Chico Mendes estampado. É ou não, é?

3 – os inspetores não devem ter percebido que todo o esgoto da cidade vai parar no Rio Acre. E que a maioria das ruas e casas não tem saneamento básico.

4 – tenho certeza que eles não sabem que Rio Branco – o melhor lugar da Amazônia para se viver em 2010 (daqui a 1 ano, diz o governador) – está passando por um surto de dengue que até poucos dias a secretaria de saúde negava veementemente.

6 – ah, detalhe: não passearam pela a Passarela Governador Joaquim Macedo – um dos maiores cartões postais da capital e que tem uma das maiores incidências em assaltos. Todo dia alguém é assaltado na famosa “pinguela do Jorge”.

7 – não viram o centenário bairro 6 de agosto. Um dos palcos principais da revolução acreana - hoje representa um dos bairros mais violentos do estado. Se não for O mais violento. Sabe-se lá...

8 – esse ponto vai ser rápido [ tô cansando] eles não viram a maravilhosa Via Chico Mendes ladeada por toda periferia que a noite vira a maior feira de prostituição. Tem de tudo – quem curti as bonecas, tai a pedida.

Ladeando a Via Chico Mendes (Taquari, Comara, Areal) bairros esses onde o Indice de desenvolvimento humano é ridículo – lembra até a Etiópia. Penso qual será o fim dessas pessoas se o Acre for escolhido como sede. Com a palavra, o governador.

9 – acriano é gente do bem, hospitaleiro e carinhoso, mas cadê a educação e saúde de primeiro mundo? Com a palavra os secretários e senadores.

10- quem vai se dar bem nessa história toda é o Turco Cassios, proprietário da Água Mineral Monte Mário. O terreno do empresário faz fronteira com o estádio e com certeza, como visionário que é, irá fazer algo que lhe rendar alguns bois a mais em seus pastos.

11- eu – o blogueiro que vos escreve – moro próximo ao estádio e ficaria feliz de ver uma copa do mundo próximo da minha casa. Valorizaria meu terreninho pequeno, humilde, mas limpinho (as vezes).

Ah, a quem estou enganando, isso é um utopia. Deixa pra lá, perdi meu tempo aqui...
Mas uma coisa tenho certeza, os jornais de quinta-feira irão promover Rio Branco como a Dubai Amazônica. Podem ter certeza.


Nenhum comentário: