quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

INSEGURANÇA

Ontem a noite, por volta das 20h, eu e um amigo estávamos caminhando na passarela governador Joaquim Macedo, a popular “Pinguela do Jorge”, em direção ao parque da maternidade, quando derrepente uma moça que vinha andado próximo de nós foi assaltada por dois marginais que estavam em uma bicicleta . Os meliantes surrupiaram a bolsa da moça e aceleraram na magrela rumo ao bairro seis de agosto.

No local não havia nenhum policial por perto. Meu amigo, atencioso com a moça que estava nervosa, ligou para o 190 da policia. Resumindo: não deu em nada.

De acordo com a moça assaltada, na bolsa tinha seus documentos e o salário do mês que havia acabado de receber. Depois de acamá-la, prosseguimos em nossa caminha para o parque.

Cerca de duas horas depois do assalto, retornamos pelo mesmo caminho e encontramos dois policiais da família fazendo ronda na passarela. Por curiosidade, perguntamos o que havia acontecido com aquele caso da moça assaltada aos seguranças. Eles afirmaram que não poderiam ter feito nada, pois são os únicos seguranças daquela região de grande movimentação de pessoas.

Os guardas afirmaram que no momento do assalto, estavam fazendo ronda na gameleira, distante cerca de 200 metros da passarela. Um deles disse o seguinte: “fica difícil a gente fazer nosso trabalho, pois o comando geral da PM não tem noção do que acontece na região. Todos os dias são registrados assaltos e na maioria das vezes estamos de mão atadas por causa do número reduzido de policiais nessa região”.

Minha opinião: seria interessante, se o comandante Romário Célio tirasse o "popozão" de sua cadeira confortável e saisse da sala com ar-condicionado e tomasse algumas atitudes severas em relação a segurança da população. Os assaltos são comuns nessa região, mas como não é com ele ou com nenhum familiar do nobre comandante, pra que se preocupar?

O gozado da situação, que quando é época de festas e demais comemorações do “governo da floresta” se tem um visão de uma Rio Branco militarizada. Um policial para cada assessor sanguessuga do governo.

Atualização na madrugada, 00h33:O cartunista Braga, em seu blog, criou uma charge referindo-se a insegurança em Rio Branco. Os assaltos nos semáforos estão se tornando comuns no vilarejo tupiniquim. Clique na charge abaixo para ampliá-la.

Nenhum comentário: