sábado, 29 de novembro de 2008

Cafetão dá detalhes de como agia atrair clientes


Um ano antes de a Polícia Federal indiciar do cafetão responsável pelo blog Agência de Programas Acreana, destinado a anunciar e negociar garotas de programas do Acre pela internet, o repórter Marcos Venícios, do site Notícias da Hora, fez os primeiros contatos com Ivan, o agenciador. Por telefone, ele detalhou o funcionamento do esquema de prostituição na internet.

O site para o qual Venícios trabalha publicou várias reportagens sobre o assunto. Enquanto isso, o jovem e habilidoso repórter, tenta gravar uma entrevista com o agenciador. Foram vários dias de negociações e, finalmente, Ivan decidiu falar. Pepsi, como o agenciador também é conhecido, gravou uma entrevista de três horas de duração. Mas, com medo de represálias, não se deixou fotografar.

Sem cerimônia, Ivan confessou durante a entrevista ser o chefe de uma das maiores redes de prostituição do Acre. A rede, segundo ele, teria inclusive ramificações internacionais. Ivan também revelou o perfil de seus clientes e a maneira como as meninas eram selecionadas. Contou, por exemplo, que usava a internet (blogs e comunidades do Orkut) para divulgar seu trabalho, a qual classificou de “cooperativa do sexo fácil”.

Além de detalhar seu “negócio”, Ivan (ou Pepsi) revelou seus planos: pretendia fazer uma grande empresa, com opções de disk-sexo, encontro de casais, entre outros. Ousado, o agenciador fez um desabafo desafiador: disse não ter medo de ser preso nem acreditar na Justiça. E um dado curioso. Apesar das ameaças das ameaças das autoridades, as páginas criadas por Ivan para comercializar garotas do Acre continuam no ar. A seguir, os principais trechos da entrevista com Ivan (ou Pepsi):
Como surgiu a idéia de criar uma agência de garotas de programa?

Ivan — A falta de dinheiro, incentivo do governo. A gente era um grupo de amigos que se reuniu e decidimos fazer aqui no Estado, na cidade. Chamamos [o negócio] de cooperativa: são oito homens e doze mulheres. Começou apenas com três meninas e dois rapazes, há dois anos. Aqui é escasso de trabalho; qualquer serviço que contratam, o dinheiro é pouco e precisamos de grana para pagar o apartamento, faculdade. Resolvemos fazer alguns programas. Depois, começamos a ver que o programa dava mais que o dinheiro do salário do mês. Foi quando deixamos de trabalhar e passamos a fazer só os programas. O nosso negócio iniciou atendendo a donos de hotéis que recebiam turistas e já chegavam procurando garotas de programa. Até hoje eles ainda fazem isso.

Quanto você ganhava por mês no seu emprego?

Quinhentos reais.

Quanto que chega a ganhar no máximo hoje fazendo programa?

Quatro mil reais por mês, com uma cliente só. Já ganhei mil e quinhentos reais em um único dia.

Como é feita a seleção das garotas?

Tem que ser indicado por alguém. Não caçamos meninas por aí. Se for bonita e honesta e tiver uma boa índole, se poder confiar na pessoa, colocamos a menina na nossa equipe. Mandamos meninas para Europa e até muitos outros países. Elas vão por conta própria e tem uma mulher, um casal fora do Brasil, para receber as garotas. Lá elas são bem tratadas, não são escravas do sexo e todas vivem bem. São meninas que se considerem felizes. Tudo isso é muito sigiloso.

Tem menores de idade entre as meninas fazendo programa?

Olha, se alguém acha que tem menor é só pedir os documentos delas, identidade. Tem meninas que pagam faculdade, apartamento, sustentam os filhos e a família com esse dinheiro, já compraram casa para a mãe ou o pai. Elas fazem isso por que elas querem. Ninguém explora sexualmente ninguém, cada uma fica com seu dinheiro e ajudam a manter o blog. O Conselho Tutelar já foi lá em casa e viu que todas eram maiores de idade e não estavam sendo obrigadas a nada. Eles conversaram com cada uma das meninas.

Como é essa história de ajudar manter o blog, o que as suas meninas precisam fazer?

A gente coloca as fotos delas no blog, divulga, mas para isso elas devem ficar bonitas; tem que fazer cabelo, comprar roupas, calçados e se alimentar bem, fazer bronzeamento artificial. Ninguém paga pra trabalhar; elas ajudam a manter o blog assim. Quando é uma menina nova, que não tem dinheiro, os mais antigos têm que ajudar, dar a mão para quem está chegando. Usamos o blog e o Orkut para divulgar as garotas. A internet deu uma explosão para nosso trabalho. Nós também gastamos com o laboratório, fazemos com freqüência exames para ver o lance das doenças. Tomamos muitos cuidados e recomendamos uso da camisinha nas transas.

Qual o valor de um programa, todos os clientes aceitam e pagam?

Algumas meninas gostam de cobrar mais caro, não gosta de sair com clientes que pagam pouco. Tem umas quatro que cobram mil reais por todo fim de semana, têm outras que cobram mil e oitocentos reais como acompanhante. Quem procura a gente, são esposas de juízes, advogados, políticos, empresários e até pessoas que não tem emprego, autônomos. A menina mais velha tem vinte e sete anos, todas elas estudam. Alguns rapazes não estudam, tem oito garotos comigo. As mulheres casadas são que mais procuram os garotos para fazer programa. Algumas meninas estão sendo selecionadas e nem todas são pobres. Nos ainda pensamos em criar uma linha telefônica, 0800, e vamos realizar uma festa swing, encontros de sexo com casais sigiloso. Queremos espalhar outdoors pela cidade fazendo o convite. Os ingressos custarão cerca de 700 reais por casal. Até uma produtora de filmes pornô já nós procurou para fazer um filme, mais o dinheiro que eles oferecem é pouco.

Você considera a prostituição um crime?

Eu não estou matando nem roubando, não estou explorando ninguém, mantenho minha família, mantenho minha posição social. Acho que isso não é crime, crime e destruir famílias. Eu nunca ouvi falar que alguém foi preso por isso. Quem procura a gente é quem tem dinheiro. Desde que o mundo existe tem prostituição.

Se os policias baterem na sua porta, como vai ser?

Nós não temos medo. Se alguém procurar a gente no caso da Polícia Federal, por exemplo, vamos sentar e conversar. Isso não é crime. Crime é o que os poderosos fazem com gente. Aqui no Acre eu sei que existe Justiça. Não acho injustiça o que estamos fazendo.

Você acredita que todos inclusive você vão conseguir viver bem sempre vendendo o corpo?

A minha visão e estudar, quando terminar meu curso na faculdade não vou ser tão novo, tão procurado. Não vou ficar fazendo isso à vida toda. Quero um dia sair quando tiver um bom emprego para sustentar minha família. Eu não gostaria de fazer o que faço. Quase todo dia a gente se arrepende dos programas, eu mesmo já deixei uma pessoa sozinha não peguei o dinheiro e sumi. Não sou uma máquina de fazer sexo. Tem histórias de meninas que quase sofreram agressões, por que tinham passado do horário combinado com os clientes e elas queriam estudar, mas resolvemos tudo na hora, depois que elas me chamaram. Hoje nós já temos homens que fazem a segurança de nossas garotas se for preciso. (sic).

Agência Amazônia

Um comentário:

Anônimo disse...

Td que vc tão falando sobre prostituição e um farsa..
Isso que garanto pq fazia parte desse esquema do ivan.
Td mentira.