segunda-feira, 24 de maio de 2010

O TREMOR QUE NINGUÉM SENTIU

Assim é o Acre, um dos poucos lugares do mundo, onde um terremoto de 6.5 graus na escala Richter não causa nem ao menos cócegas.

Por volta das 11h (horário local) desta segunda-feira, 24, o Centro de Pesquisas Geológicas dos EUA captou abalos sísmicos na divisa do Estado do Acre com o país andino Peru, onde seu epicentro teria sido no município acreano de Tarauacá, distante cerca de 400km da capital Rio Branco.
De acordo com a reportagem de Iberê Thenório, repórter do G1, o sismologo da Universidade de Brasília (UNB) João Corrêa Rosa afirma que o abalo ocorreu a 580,5 km de profundidade da superfície. E que segundo o especialista, quanto mais profundo o abalo, menos problema ele causa. "Ocorre um amortecimento, um espalhamento das ondas [sísmicas] antes de elas chegarem à superfície.", disse.

Ainda de acordo com a reportagem, “a situação no Acre é muito diferente do terremoto que abalou o Haiti no início do ano. Lá, o abalo atingiu 7 pontos de magnitude mas ocorreu a apenas 10 km de profundidade, além de estar muito próximo à capital do país.”, conta.

Porém, o especialista da UNB alerta que se o terremoto tivesse ocorrido a 50km da superfície, poderia ter causado grandes estragos,possibilidade, que segundo o próprio pesquisador, é improvável. “Um fenômeno assim, contudo, é muito raro, pois na região o "esfrega-esfrega" entre as placas tectônicas ocorre a centenas de quilômetros abaixo do solo.”, finaliza.

O Acre e suas peculiaridades. Um estado que evolui bastante: desemprego, assaltos, sequestros, corrupção, miséria e agora Terremoto. Que venha o Tsunami!

Nenhum comentário: