segunda-feira, 12 de maio de 2008

Xapuri, onde a cobra vai fumar nesta eleição

Luis Carlos Moreira Jorge*

O achincalhe, a perseguição barata, o uso da mídia para desmoralizar, nada disso funciona mais em política para se conseguir derrotar o adversário. Xapuri é o claro exemplo disso. Fora o ex-governador Jorge Viana (PT) e o deputado federal Flaviano Melo (PMDB), ninguém foi mais atacado na imprensa, de todas as formas possíveis, do que o prefeito de Xapuri, Wanderley Viana (PPS). Os dois primeiros ainda tinham quem os defendesse, Wanderley, nem isso. E agora vejo nas primeiras rodadas de pesquisa a constatação desta tese: em todas elas o prefeito Wanderley Viana aparece entre os líderes na disputa da prefeitura. O Wanderley é um santo? Claro que está muito longe disso. Mas, o que muita gente não analisa sobre a sua ainda mantida popularidade é que sucedeu um dos piores prefeitos que Xapuri já teve em termos administrativos: Julio Barbosa. E filiado exatamente no partido que é o algoz do atual prefeito, o PT. Barbosa teve tudo para ser um bom prefeito. Tinha na sua retaguarda, assessores do governo Jorge Viana, que lhe deu ainda condições financeiras para deslanchar e não deslanchou. Quem situa a administração de Julio Barbosa como ineficiente são seus próprios companheiros de partido. Bastou Wanderley Viana entrar na base do populismo, fazer obras sempre com sua presença, estar mais próximo ao povão, que a comparação com a gestão do seu antecessor passou a lhe ser favorável. É em cima disso que até hoje está surfando. Nesta campanha tem chance concreta de reeleição. Pode até perder, é do jogo político de quem é candidato, mas vai ser difícil o PT batê-lo, até porque o candidato petista Ubiraci Vasconcelos, embora seja um rapaz preparado, foi um dos secretários do ex-prefeito Julio Barbosa.

O PT vai jogar tudo na eleição de Ubiraci, porque até hoje não engole a derrota em Xapuri, município que considera como seu santuário. Na última eleição nem a cúpula petista toda focada naquele município conseguiu evitar a derrota do então candidato a prefeito, o ex-vereador Raimundão (PT) . Para se ter uma idéia, a ministra Marina Silva e o secretário de Educação do governo na época, Binho Marques, passaram a última semana da campanha morando em Xapuri. No dia da eleição até passarinho estava vestido de vermelho. Quem saia na rua tinha absoluta certeza que a vitória de Raimundão seria esmagadora. Chegou até ser comprada a cerveja e a carne para o churrasco. Quando as urnas abriram, Raimundão perdeu até nas urnas do seringal Cachoeira, onde funciona um projeto de desenvolvimento sustentável que é a menina dos olhos do PT.

Nesta eleição em Xapuri devem ter quatro candidatos disputando a prefeitura do município: Ubiraci Vasconcelos (PT), Wanderley Viana (PPS), Elenira Mendes (PV) e Manoel Moraes (PSB). A corrida começou bem para Manoel Moraes (PSB), que foi bem votado para deputado estadual no município (é o atual primeiro suplente da FPA), liderando todas as pesquisas, ancorado na memória eleitoral da última eleição. Mas, em política, dormir em cima dos louros, esperar que os votos caiam do céu, é um erro de estratégia. E este foi o seu erro. O outro fato negativo que lhe prejudicou foi não ser fiel aos compromissos assumidos, marcar conversas políticas e não comparecer, que acabaram por toldar sua imagem. Nas últimas pesquisas desabou que nem jaca madura. Em campanha majoritária, o candidato não atuar de forma profissional é fatal. Como aliado terá o PMDB, que deverá indicar o seu vice, mas isso não é suficiente para reverter sua queda. Ou muda toda sua estratégia, se organiza, ou dificilmente vai conseguir polarizar a disputa.

A outra candidata é Elenira Mendes (PV), filha de Chico Mendes, contra quem os adversários não terão muito que falar. Poderia ser a candidata do PT. Só que os petistas do município machucaram muito sua mãe Ilzamar Mendes, e jamais lhe dariam espaço político para crescer. A pergunta que cabe é: vai ser mesmo candidata? Vai resistir as pressões para retirar seu nome? Até aqui resistiu. Não aparece bem nas pesquisas, mas há que se aguardar a campanha para ter como se medir seu potencial.

Sobram Wanderley Viana (PPS) e Ubiracy Vasconcelos (PT). Não esperem uma campanha pacífica entre ambos. Vai ser do pescoço para baixo. O PT vai fazer uma nova campanha para lhe desmoralizar, mas pode esperar que terá troco na mesma altura. Se tem uma cabra valente, que não se dobra, este é o Wanderley. Tem o couro curtido de. E a disputa pela prefeitura de Xapuri vai ficar mesmo entre ambos. Manoel Moraes, que poderia fazer frente a ambos, assim como subiu caiu. Fiquem de olho em Xapuri. É naquele município que a cobra vai fumar nesta eleição. Será na base de pau para comer sabão, e pau para saber que sabão não se come.

*blogueiro nas horas vagas no AC24Horas, Blog do Crica

Nenhum comentário: