segunda-feira, 21 de julho de 2008

Amazônia ganha obra de metodologia científica


Duas professoras da Universidade Federal de Rondônia (Unir), no Campus da cidade de Cacoal, acabam de colocar à disposição do público leitor uma bem elaborada obra educacional. É o livro Primeiros passos da Metodologia Científica na Graduação, com lançamento previsto para 5 de agosto, no Campus da Unir, em Cacoal. A obra é prefaciada por um dos maiores especialistas em educação do País: escritor e pedagogo Hamilton Werneck.

A qualidade da obra surpreende Werneck. “Há muito não lia uma obra de Metodologia Científica capaz de prender a atenção, apesar de o assunto ser bastante árido”, diz. Para o escritor, a obra, escrita pelas professoras Maria Bernadete Junkes e Maria Lindomar dos Santos, a principal característica de Primeiros passos da Metodologia Científica na Graduação é a simplicidade do texto, que “pode ser trabalhado e compreendido por todos”.

“A didática do texto escrito é marcante e dá à obra um de seus pontos fortes: clareza, caminho tipicamente indutivo, como se cada autora estivesse com a intenção de deixar claro para o leitor que a elaboração de um trabalho científico é possível e não significa um entrave ao final do curso”, destaca Werneck, no prefácio. O livro das duas professoras da Unir é, também, na opinião dele, uma leitura de grande clareza e capaz de indicar as pistas necessárias para aqueles que querem garantir o valor científico que a academia (universidade) requer de um trabalho acadêmico.

Facilitar a vida

A obra que, segundo Werneck, adquire vida em cada capítulo, destina-se facilitar a vida dos graduandos. Primeiros passos da Metodologia Científica na Graduação é fruto da experiência das autoras (Bernadete Junkes e Maria Lindomar) em mais de 5 anos trabalhando com o ensino superior. Logo na apresentação, elas sentenciam: “A presente obra objetiva orientar os acadêmicos nos diversos tipos de trabalhos, os quais serão solicitados do início ao final do curso ao qual está vinculado.”

Pela sua abordagem, o livro de Bernadete e Lindomar se constitui ferramenta indispensável na vida de um universitário na sua caminhada rumo ao saber científico. As razões são simples. A obra detalha os diversos trabalhos apresentados na graduação: resumo, resenha, artigo científico, projetos, e trabalho de conclusão de curso, a temível TCC para a maioria dos estudantes.

As autoras ensinam, em um texto de didática marcante, que a busca do saber científico requer um método, uma linguagem, um domínio no campo das citações bibliográficas. E fazem isso com base na competência que adquiriram ao longo desses cinco anos de magistério no Campus da Unir em Cocoal.

Perfil das autoras

Maria Bernadete Junkes é graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Paranaense (1984); graduação em Matemática - Licenciatura Plena pela Fundação Universidade Federal de Rondônia - Campus de Cacoal (1998), e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Atualmente é doutoranda do Curso de Ciências da Saúde na Universidade de Brasília — UnB (2006-2009). Docente da Fundação Universidade Federal de Rondônia — Campus Cacoal.

Tem experiência na área de Economia, Estatística e Bioestatística, Matemática Financeira, Metodologia Científica, Metodologia da Matemática e Planejamento Urbano. Organizadora do livro Trabalho Acadêmicos: a facilidade em desenvolvê-los em parceria com a professora Maria Lindomar dos Santos.

Maria Lindomar dos Santos tem graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação de Cacoal (1991). Pós-graduada em Didática do Ensino Superior, Metodologia do Ensino Superior, Metodologia do Ensino da Língua Inglesa e Gestão Escolar. Mestranda em Ciencia de la Educación pela Universidad Tecnológica Intercontinental de Ciudad Del Este/ PY. Professora cedida à Universidade Federal de Rondônia – campus Cacoal responsável pelas disciplinas de Normas e Técnicas de Pesquisa e Monografia Jurídica I e Monografia Jurídica II.

Tem experiência na área de Educação, com ênfase na formação de professores, didática para professor do ensino fundamental, médio e superior. Professora de música, Inglês e italiano. Autora do livro Trabalho Acadêmicos: A facilidade em desenvolvê-los, em parceria com a professora Maria Bernadete Junkes.

Serviço

Data do lançamento:
5 de agosto de 2008
Local:
Campus da Unir, em Cacoal (RO).
Horário:
20h
Como adquirir:
A obra custa R$ 20,00 e pode ser encomendada através do e-mail das autoras: mlindomar@hotmail.com

Chico Araújo - Agência Amazônia

Nenhum comentário: