quinta-feira, 26 de novembro de 2009

PARA OS EDITORES DE A TRIBUNA

Francisco Costa

Sr (as), editores do jornal A Tribuna, quando forem fazer reproduções para ocupar espaço no periódico de vocês, queriam por gentileza acompanhar os fatos com responsabilidade.

LEIAM O QUE FIZERAM: http://www.jornalatribuna.com.br/MostrarNoticia.do?id=146&ano=2009&mes=11&dia=25

Texto é foto referente ao médico comunista que radicalizou com o partido em Feijó, Dr Bába, é uma produção minha publicada no site ac 24 horas. Sou repórter do site, não da A Tribuna, que isso fique claro.

A turma da UJS, para quem foi dado o crédito do material não tem nada haver com a publicação original, apenas reproduziram de maneria errônea, sem dar o devido crédito. E o jornal A Tribuna teve a indecência de colocar nas bancas minha reportagem, sem ao menos me consultar.

Já não tenho coragem como profissional de comunicação de ler o conteúdo dos jornais locais, digo isso não pelos profissionais envolvidos, mas sim pelo vomitável conteúdo colocado para o público, que nem se dar o trabalho de ler.

Fica fácil assim ter uma estrutura de produção e jornalismo, e apenas colar e copiar textos de outros profissionais, sem o mínimo de respeito legal. A preguiça e o comodismo é uma caracteristicas dos jornais locais, que não apuram, não checam informações, não sabem se pautar. É mais cômodo pessoal e financeiramente para os patrões reproduzir conteúdo do governo que fazer boas pautas. Assim matam o verdadeiro jornalismo, perdem credibilidade e os jornais viram apenas meros pedaços de papel para usar no vaso sanitário, ou, como tapete de carro; ninguém tem a decência de ler esses folhetins.

Portanto, a editoria deveria ter a responsabilidade ética de ao menos consultar os profissionais envolvidos em qualquer produção antes de fazer uma reprodução. Estou exigindo o que é meu por direito, que seja dado o crédito, já que não recompensam financeiramente. Caso contrário tenho os meios legais para buscar reconhecido da minha publicação.

Pelo entendimento, grato.

Nenhum comentário: