sábado, 15 de março de 2008

Estudo americano diz que pipoca de microondas causa câncer

Aqui Agora*

Um produto químico aromatizante utilizado na preparação pipoca, o diacetyl, pode causar câncer de pulmão e nas vias aéreas em ratos, divulgaram especialistas do governo americano.

Ratos que inalaram vapor de diacetyl, um aromatizante sabor de manteiga, por três meses desenvolveram uma inflamação linfocítica dos bronquíolos, afirmou a equipe do Instituto Nacional de Saúde americano.

A inflamação pode se tornar uma bronquiolite destrutiva, chamada "pulmão de pipoca", uma doença rara e debilitante vista em trabalhadores que trabalham no empacotamento de pipocas de microondas e em pelo menos um consumidor.

Este é um dos primeiros estudos que avaliam a toxicidade do diacetyl em níveis significativos para a saúde humana", afirmou Daniel Morgan, pesquisador que integrou o estudo.

De acordo com a pesquisa publicada na revista Toxicological Sciences, os pesquisadores disseram que a exposição dos trabalhadores ao diacetyl no ambiente de trabalho contribui para o desenvolvimento da bronquiolite destrutiva.

A doença, de tratamento difícil, causa sintomas como tosse e falta de ar, e piora de forma constante, de acordo com centros de controle e prevenção de doenças americanos.

O FDA, que regula a venda de remedies e alimentos, disse em setembro de 2007 que estava investigando o caso de um homem que teve uma doença mortal após comer várias porções de pipocas de microondas por muitos dias.

* Programa jornalístico do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT)

Nenhum comentário: