sexta-feira, 21 de março de 2008

Semana santa regado a droga e violência, mas cadê o mugunzá???

Marcos Venícios*

Semana santa do cão, esse é o lead que se encaixa melhor pra começo de conversa. Seis corpos deram entrada no Instituto Médico Legal nas últimas 24 horas.

O estudante de arquitetura, Marcelo Rodrigues, 19 anos, chegou com dois amigos no apartamento da mãe dele por volta das 5h da manhã de hoje. O jovem, logo começou a passar mal e os amigos chamaram o SAMU. Segundo testemunhas, a emergência demorou quase uma hora para chegar. Quando atenderam o estudante já estava morto pela overdose de cocaína.

As drogas estão destruindo as famílias do Acre. Não importa a classe social, ela está presente em todo lugar. É uma praga, um mal que precisa ser combatido. E ainda tem pessoas que dizem que essa “porra” tem que ser liberada. Queria que esses que pregam a liberdade das drogas, tivessem um filho morto na frente deles. Quando eles menos pensassem vissem o filho na sarjeta. Aí sim, eles pensariam duas vezes antes de fazerem campanha para a liberação dessa “porra”.

O que é mais grave de tudo isso, é que o poder público de certa forma facilita a venda de drogas, principalmente no Acre. Fizeram pontes e mais pontes para interligarem o Acre com a Bolívia e o Peru. Segundo o governo a intenção era a exportação das riquezas do Acre para o pacifico. Acho que eles se equivocaram, pois até hoje não vi uma só empresa grande exportar para esses paises, mas em compensação, a cocaína da Bolívia e do Peru está sendo muito bem aceita pela comunidade do Acre. Não é difícil você encontrar droga pelas esquinas da periferia, e o pior, isso não se restringe a bairros pobres não. Tem muito bairro nobre onde as festinhas são regadas a pó e maconha. Mas aí, a policia não bate de frente , pois quem banca as festinhas, são filhos de empresários, os conhecidos “filhinhos de papai” e daí vai. É uma sacanagem isso que ta acontecendo no Acre.

A região de fronteira está afogada na veda de drogas, aliás, só servem pra isso mesmo. O desenvolvimento chega a esses lugares não pelo poder público , mas sim, pelo o traficante que as vezes chegam a ser prefeitos, vereadores e tudo que eles possam ocupar.

E pra completar, a União das Nações Unidas (ONU) divulgou um dado alarmante. O Brasil é o país da américa do sul onde mais se consome drogas sintéticas (anfetaminas e ecstasy). Pronto, a balburdia ta feita, daqui uns tempos se ninguém fizer nada, essa nova mania vai dominar a fronteira, isso se já não dominou.

Enquanto isso o governo faz campanhas e mais campanhas sem foco algum. A questão principal é: usa-se drogas porque elas estão à venda?... Ou vende-se drogas porque existe a procura?... Se o governo descobrir e concentrar os esforços diretamente sobre as causas, as conseqüências também cessarão.

Me lembro bem que as semanas santas passadas, eram regadas a pensamentos positivos e a fraternidade. Hoje, nem o mugunzá adoça o coração dos seres humanos.

*Blogueiro por obrigação
.

Nenhum comentário: