sexta-feira, 8 de maio de 2009

UM ACRE DOS SINDICALISTAS

Hoje vai ser uma sexta-feira conturbada na capital acreana. O sindicato formado por servidores do Deracre, Imac, Seater e Funbesa, estarão reivindicando melhores salários nas ruas centrais de Rio Branco. Quem vai escurecer também, serão os enfermeiros que irão protestar com trajes negros na próxima semana.

O governo do estado, encabeçado pelo governador Binho Marques, nunca foi tão pressionado como tem sido nesta última semana por servidores reivindicando direitos.

Na última segunda-feira, 4, Policiais Militares interromperam cidadãos comuns de ir e vir pelo centro de Rio Branco. A avenida Brasil, principalmente a Casa Rosada, foram tomadas por militares com cartazes e carros de som. O ato das pessoas incumbidas de manter a ordem causou grande transtorno a população.

Não tirando o Mérito dos PMs, foi muito mal pensando e organizado essa manifestação. Como sempre, a falta de preparo dos policiais é evidente. Culpa do governo por não dar condições de trabalho. Porém, não é facil esquecer que muitos daqueles que gritavam a faziam “baderna”, segundo o governador, são os mesmos que trabalham na base da truculência e ignorância com cidadãos que muitas vezes não têm culpa no cartório.

Que a Policia Militar é mal preparada, todo mundo já sabe. A instituição é comandada pelo Tenente Coronel Romário Célio, que desde o inicio da gestão, nunca teve o mínimo de respeito de seus subalternos. É notório que a bomba iria estourar a qualquer momento. Afinal, a corporação teve a imagem enlameada por denuncias comprovadas de que R$ 1,2 milhão foi desviado de maneira obscura para gratificação de policiais.

Diferentemente das negociações com os militares, Binho Marques se mostrou mais aberto as manifestações dos Defensores Públicos. Os advogados do povo fizeram uma passeata ordeira na terça-feira, 5, um dia após a “baderna”da PM.

Engraçado, que quando é pra prejudicar a vida do pobre cidadão com um serviço pífio, os Defensores param, e fazem um trabalho mais deficitário ainda. Quando 2/3 do grupo de advogados estão em festas e colunas sociais bancadas pelo governo, nem chiam. São caras e bocas para todos os lados.

Desta semana em diante as coisas vão esquentar ainda mais. Outros órgãos vão somar forças com os Policias do Acre. A guerra de nervos promete e a campanha eleitoral já começou.

Nenhum comentário: