terça-feira, 22 de setembro de 2009

JULGAMENTO DO "CRIME DA MOTOSSERRA"

Resumo do primeiro dia de Julgamento.

Ultilidade pública


Consciência mesmo tiveram alguns twitteiros acreanos. Auxiliavam amigos, aconselhando-os a não irem de carro ao centro de Rio Branco, a partir desta segunda e até terminar a pirotecnia em que transformaram o julgamento do crime da motossera. Coisa que nem o Detran lembrou.

*O batalhão de jornalistas acreano, enquanto isso, perdia o prumo. Culpa de uma certa loiraça, agente federal, muito séria, bonita, mas intimidadora e de dotes físicos estonteantes, que desfilava beleza nos corredores do tribunal.

Queda

A curiosidade em torno do julgamento é tanta que o site do TJ não suporta. Dependendo do horário em que é acessado, sai do ar. Foi o que ocorreu com bastante freqüência na noite desta segunda.

*Todos querem ver imagens do interior do plenário, algumas das quais exclusivas que somente a assessoria judiciária está autorizada a captar.

Dom Moacyr

Respeitado, Dom Moacyr também comove pelo aspecto frágil. Ainda que seguro em suas afirmações, o religioso sofre para caminhar. Seu legado é nobre e a sua missão, interminável.

*Chamou de câncer o grupo que matava sem limites, cuja investigação culminou na única prisão e condenação de um político acreano que se tem notícia.

Gercino

Informei aqui, há 4 meses, sobre a desistência da Polícia Federal em garantir proteção de vida a Gercino Filho, ex-presidente do TJ-AC e um dos principais responsáveis por desbaratar o esquadrão e pela prisão e condenação de Hildebrando. Nem o “grito” do secretário Nacional de Direitos Humanos, Paulo Vanucci, dentro do Congresso Nacional, ao temer pela vida de Gercino, serviram para alertar as autoridades.

*Ao alegar não ter segurança suficiente para ir ao Acre, o desembargador aposentado, hoje ouvidor-agrário nacional, admite, tacitamente, que os tentáculos do grupo de extermínio ainda persistem. Onde estão e quais são, eis a questão.

Anjo da morte

Ao conhecerem mais a fundo os detalhes do crime, os internautas sulistas estarrecidos que só lembravam de Hildebrando dos tempos de sua cassação o compararam a Josef Mengele, nazista alemão, torturador, que, dentre tantas atrocidades, injetava tinta azul nos olhos de crianças judias.

*Seria injustiça não elogiar a cobertura de agazeta.net. Firme, precisa, simultânea aos acontecimentos, como deve ser o bom jornalismo eletrônico.

Pedro Pascoal

Pedro Pascoal, internado no domingo e ausente do julgamento, amparado em atestado médico, será julgado na quinta-feira.

*Foi o que garantiu a Presidência do Júri.

Saia justa

Barraram o presidente da OAB-AC. Poesche não poderia ser o sexto advogado a representar a ordem durante o Júri. Alguém teve que sair, sem chiar.

*Notas extraídas da coluna do Jornalista Assem Neto.

Nenhum comentário: