terça-feira, 7 de julho de 2009

AÇÕES DE VIGILÂNCIA DA INFLUENZA NO CARNAVALE

A Secretaria Estadual de Saúde em parceria com as Secretarias municipais de Saúde de Brasiléia e Epitaciolândia, Receita Federal, ANVISA e Policia Militar, desenvolveram ações de vigilância da Influenza A (H1N1) com ênfase na prevenção, controle e educação em Saúde na fronteira com o Departamento de Pando (Bolívia) de 29/06 a 06/07; período relativo à realização do Carnavale / Brasiléia.

Durante esse tempo foram intensificadas as ações de abordagem aos viajantes oriundos dos Países vizinhos, preenchimento de Declaração de Saúde do Viajante e distribuição de folder sobre a doença.

Para desenvolver estas ações a SESACRE disponibilizou 4 técnicos da Vigilância Epidemiológica, 2 técnicos da Educação em Saúde, 1 técnico do Programa Estadual de Imunização e um posto fixo do SAMU com duas ambulâncias, 2 médicos, 1 enfermeiro e 3 técnicos de enfermagem.

Durante este período não houve notificação de casos suspeitos de Influenza A (H1N1). Além disso, o evento transcorreu com tranqüilidade não havendo nenhum atendimento grave realizado pelo SAMU.

Informamos também que as ações de Vigilância da Influenza A (H1N1), continuam sendo executadas de forma contínua pelos municípios, com assessoria da SESACRE, com medidas de controle, identificação e monitoramento de casos que venham a se apresentar como suspeitos.

Osvaldo Leal
Secretário de Estado de Saúde

Nenhum comentário: