sexta-feira, 19 de junho de 2009

A VIA MALDITA

A via Chico Mendes, uma das principais rotas que ligam Rio Branco às rodovias estaduais e federais, deixou de ser apenas usada para a circulação de veículos para ser o maior ponto de venda de drogas, prostituição, assaltos e tudo que não presta. Inaugurada em dezembro de 2003, na gestão do ex-governador Jorge Viana, a antiga rodovia AC-40 ou Via Expressa, que tinha como objetivo modernizar e desafogar o tráfego de carros e ser o cartão-postal da capital acreana, virou a “menina dos olhos” dos bandidos.

Na noite da última terça-feira (16), mais uma estória de violência foi testemunhada por moradores do Bairro Triângulo Velho, bairro localizado próximo a via que homenageia o líder seringueiro Chico Mendes. Um estudante universitário, entre centenas que embarcam e desembarcam nas paradas de ônibus que ladeiam a principal via de acesso ao segundo distrito da cidade, foi rendido , assaltado e perfurado com uma faca. A vitima entregou ao deliquente não identificado, R$ 20,00 e o celular. Não satisfeito, o assaltante desferiu contra o estudante um golpe de faca no peito, próximo ao coração, e tomou rumo ignorado com os pertences.

Em estado de choque e sangrando, o universitário conseguiu andar até sua casa. A mãe dele o socorreu no portão de casa, assombrada com o ocorrido. Imediatamente a família contactou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A ajuda especializada demorou e sem paciência, familiares da vitima o conduziram até o Pronto Socorro de Rio Branco.

Hoje, fiquei sabendo que o estudante está em estado grave, na Unidade de Tratamento Intensivo do PS. Sua mãe não consegue dormir e o pai vive a base de remédios tranqüilizantes.

Esse caso, para muitos, é só mais um acontecimento que entra para as estatísticas da criminalidade. Mas para essa família, a falta se segurança, educação e zelo foram causas determinantes para esse crime.

“Ver um filho sangrando na sua frente é a pior coisa do mundo”, disse o pai emocionado.

Se fosse filho de político, empresário ou conhecido de algum alpinista social, com certeza o rapaz que cometeu o crime já estaria atrás das grades, mas como é uma família simples, humilde, as coisas são bem mais difíceis. Esse é o Acre, o melhor lugar para se viver na Amazônia daqui a pouco mais de um ano, não é Binho?

Nenhum comentário: