quarta-feira, 15 de julho de 2009

SEM APAGÃO NO DOMINGO

O apagão de 5 a 6 horas (previsão feita pela Eletronorte) em Rio Branco não mais acontecerá. E as turbinas da estatal, que já estariam desligadas e prontas para serem enviadas a Porto Velho, vão permanecer na capital acreana, funcionando.

A notícia é fruto de um compromisso assumido por diretores da Eletronorte, em reunião realizada na tarde desta quarta-feira, 15, no gabinete do procurador da República Ricardo Gralha Massia, com a presença de representantes de Sindicato dos Urbanitários.

A ação rápida do MPF é resultado de uma intervenção política feita pela deputada Perpétua Almeida, na última segunda-feira. “Não há justificativa para deixar a população sem luz. Isso é um absurdo. A Eletronorte tem à sua disposição recursos administrativos e técnicos para solucionar a questão sem repassar para o consumidor um prejuízo tão grande. Pelo que vimos, faltava boa vontade e o MPF, neste caso, cumpriu a sua função social”, destacou a deputada.

A Eletronorte, a empresa distribuidora se comprometeu em manter em funcionamento a Usina Termoelétrica do Rio Acre. Um novo encontro será agendado com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), para discutir a entrada do Acre no Sistema Integrado de geração e distribuição de energia.

A promessa é de manter a unidade até que seja instalado um novo linhão, o que, segundo os diretores da empresa, deve acontecer até o final do mês de agosto.
O receio da população acreana também era de que a suspensão do funcionamento da usina causasse algum tipo de interrupção no serviço, como a queda constante do fornecimento de energia.

O representante da Eletronorte, José Guilherme, garantiu no encontro realizado no Ministério Público Federal que uma segunda usina será recuperada para garantir um melhor fornecimento de energia ao Acre, para quando uma das unidades estiver em manutenção, haja outra para manter o serviço à população.

Um comentário:

Anônimo disse...

Isso tudo não passa de uma invenção pra aumentar ainda mais nossas contas de luz pode ter certeza