sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

CHICO MENDES NO DISCOVERY CHANNEL

O tão aguardado documentário sobre a história de Chico Mendes irá ser exibido no domingo, dia 7, no canal Discovery Channel, a partir das 19h (horário do Tião Viana).

SINOPSE:
Há 20 anos, Chico Mendes era assassinado no quintal de sua casa, por um tiro que ecoou por entre as matas, rios e chegou até o exterior, causando comoção e revolta dentro e fora do Brasil. O documentário mostra como uma morte, nos rincões de uma floresta tão grande, repercutiu na comunidade internacional, mudando definitivamente a maneira como o Brasil e o mundo passaram a enxergar a Amazônia.

Com uma hora de duração, CHICO MENDES, O PREÇO DA FLORESTA foi produzido pela Mixer e remonta a história do ambientalista: desde sua infância simples em Xapuri, cidade do Acre, na floresta amazônica, até os seus encontros com líderes políticos de todo o mundo em uma cruzada pela preservação da floresta.

Por meio de imagens de reconstituição e de depoimentos de membros da família, amigos e pessoas que compartilharam de sua causa, o documentário mostra como o menino Chico começou sua trajetória de engajamento: os primeiros contatos com os ideais comunistas por meio de Euclides Távora e seu despontar como líder seringueiro e comunitário. O telespectador acompanhará também sua luta pela alfabetização (única maneira de emancipação e organização dos seringueiros e castanheiros) e conhecerá a fundo o homem carismático e influente que viajava o mundo para convencer a todos o quão importante seria uma política de desenvolvimento sustentável.

Dividido em seis atos, CHICO MENDES, O PREÇO DA FLORESTA mostra o retrato do visionário, um homem à frente de seu tempo, que já na década de 1980 atentava para um perigo até então não alardeado: a ameaça silenciosa da exploração e do desmatamento da floresta. Um protetor da Amazônia e de seu povo que conseguiu unir seringueiros e castanheiros em projetos de extrativismo sustentável que provaram ser maneiras eficazes de sustento da população local e de proteção da floresta – um modelo que ia contra os interesses “progressistas” de pecuaristas da região.

Em CHICO MENDES, O PREÇO DA FLORESTA, conheça como Chico e seus companheiros conseguiram preservar e manter viva a cultura dos chamados “povos da floresta”. Hoje, vinte anos após a morte de seu amigo e companheiro, Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente, Jorge Viana, duas vezes eleito governador do Acre e Mary Allegretti, antropóloga e educadora, examinam como as Reservas Extrativistas podem se tornar uma alternativa viável à exploração econômica da Floresta Amazônica.

CHICO MENDES, O PREÇO DA FLORESTA conta com apoio do artigo 39 da Ancine e foi realizado pela Mixer, com supervisão de Carla Ponte e Irune Ariztoy, produtoras da Discovery Networks e Michela Giorelli, diretora de produção e desenvolvimento para Discovery Networks Latin America/US Hispanic.

CHICO MENDES, O PREÇO DA FLORESTA
Discovery Channel
Classificação indicativa: 12 anos

Um comentário:

Anônimo disse...

EU LI HOJE UM TEXTO REPRODUZIDO PELO JORNALISTA, FRANCISCO COSTA, QUE MUITO ME CHAMOU ATENÇÃO, DIZIA ENTRE LINHAS QUE NOSSO HERÓI DA FLORESTA, SEMPRE TEVE COMO AMIGO OS JORNALISTAS E NÃO OS PETISTAS. E AGORA ESSES CARAS FICAM DANDO UMA DE BONZINHO PARA CIMA DO FINADO CHICO, COMO SE SEMPRE TIVESSEM AJUDADO ELE, OU SEJA, SÓ QUEREM EXPLORAR O NOME DE CHICO POLÍTICAMENTE, SÃO TODOS UM BANDO DE DEMAGOGOS.