quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

SONHOS DE NATAL

por José Mastrangelo*

Sonhar é esperar. Esperança. Sonhar é crer. Fé. Sonhar é esperar e crer. Esperança e Fé. Esperar o sol raiar, a noite seguir ao dia ou vice-versa, a chuva cair, a natureza mudar de cor ao gosto das estações do ano, a lua iluminar as noites, a terra dar a volta, o galo cantar o amanhecer do dia, acordar, nascer, viver, morrer. Sonhar é esperar Natal. Natal é recordar ( re-ex-corde= reportar-se ao coração) o dia do nascimento da Esperança e da Fé.

Sonhar é esperar o amor invadir os corações dos seres humanos. Sonhar é crer no outro, como se fosse seu irmão. Nessa condição, os atos de violência estariam longe de acontecer. Todo mundo respiraria ar limpo. Não precisaria matar para manter a ordem. Não haveria conflitos, que fossem resolvidos com as balas.

Sonhar é esperar a sociedade livre, fraterna e justa chegar para pôr ordem na “ordem” (desordem) da sociedade que temos. Com a nova ordem, é possível crer que os seres humanos estejam em torno de uma mesa (qualquer que seja) para conversar governar, julgar, reivindicar e revoltar-se numa boa, sem o constrangimento de receberem uma sapatada, que os envergonhariam, ao reduzi-los à condição de lixo, segundo a simbologia xiita.

Sonhar é esperar a casa própria para morar. Não dá mais para “morar” ao relento, sem um teto para proteger-se das intempéries. A casa não é luxo. É abrigo, que precisa de cuidados para não desmoronar e, levado pelas águas enfurecidas, mergulhar e desaparecer na correnteza de um rio ou abaixo da lama. A casa é morada, que precisa estar erguida até os seus moradores estiverem em vida, antes de retornarem à morada segura, que os espera.

Sonhar é esperar a saúde circular permanentemente, prevenindo doenças, curando pacientes. A criança, que sofre por falta de alimentos, é doente. O idoso, que não tem como comprar remédio, está com os pés na cova. Socorrer o irmão é uma ação de solidariedade humana, que há de prevalecer na nova ordem social.

Sonhar é a política resgatar a sua identidade democrática, perdida por conta do comportamento autoritário de políticos inescrupulosos, perversos e desumanos. Cabe aos partidos políticos caçar e excluir sumariamente de seus quadros elementos de índole autoritária que, ao carregarem uma patologia crônica (psicopatia), representam um risco à democracia da sociedade. A história registra o mal, que elementos autoritários cometeram contra a humanidade. Ainda falta muito para erradicar essa praga, contagiosa e maléfica que, não extirpada nas raízes, ameaça espalhar-se em todas as dimensões da vida social. A sociedade democrática, contudo, há de derrotar definitivamente qualquer tipo de autoritarismo.

Sonhar é esperar crer sonhar flutuando na imensidão do céu. O único sustento será o ar nessa aventura sem asas. Não precisará de Papai Noel para socorrê-lo nos momentos de turbulência. As coisas da terra não têm valor, senão a existência de sua insignificância. A imensidão do céu o ilumina totalmente.

Sonhar é esperar tudo isso acontecer. E há de acontecer por crer que isso é possível. Natal é Esperança. Natal é Fé. Natal é Felicidade. Natal é Prosperidade. Sonhos de Natal são Esperança e Fé,que os seres humanos esperam crer durante todos os dias do ano. Natal é felicidade. Feliz Natal. Natal é prosperidade. Próspero Ano Novo.

*José Mastrangelo é Doutor em Teologia e tambem escreve para o site Folha do Acre.

Nenhum comentário: