sábado, 20 de dezembro de 2008

UM POUQUINHO DE PORCAS


O PORCAS BORBOLETAS nasceu em Uberlândia-MG em outubro de 1999. Seu nome de batismo escandalizou garotinhas, mães zelosas e apresentadores de TV: PAU DE BOSTA.
Não era pra ser uma banda. Apenas perfomances loucas e zombarias. O som era uma bosta, mas metia o pau.

A fórmula para a transformação em PORCAS BORBOLETAS foi simples: valorizar a massa sonora. E continuar metendo o pau. Com a vantagem de por o nome no jornal.

E não é que virou? Os caras já saíram do cerradão pra tocar em várias partes do Brasil (São Paulo, Recife, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia, Blumenau, São Carlos, Ouro Preto e por aí afora).

O reconhecimento local foi carimbado pela aprovação do projeto de gravação do cd UM CARINHO COM OS DENTES no Fundo Municipal de Incentivo à Cultura.
Foram gravar em Sampa com a cara e a coragem, sabendo que a grana não dava. Alugaram um apê no melhor estilo Trainspotting. Não só gravaram, como caíram na balada paulistana e quase morreram antes do disco sair.

Alfredo Bello, o titio produtor, incorporou novas linguagens ao som, trouxe várias participações especiais e deu sábios conselhos do tipo "não vão se perder por aí".
De quebra, a banda gravou a faixa "Eu", numa parceria com ningúem mais, ninguém menos, que Arnaldo Antunes.

Enquanto isso, o cineasta maluco Evandro Velhinho produzia o primeiro videoclipe do grupo, com a participação de mais de 200 fãs comprados por duas míseras caixas de cerveja.

Agora os caras estão aí, de disquinho e clipe na mão, a fim de detonar.
Já começaram.

Em mais um projeto aprovado na Lei de Incentivo, superlotaram o principal teatro de Uberlândia no lançamento do CD, em três noites antólogicas.

Conquistam um público cada vez mais diversificado (a comunidade no ORKUT tá bombando!) e já quase esgotaram a primeira tiragem de 1000 cópias do disco.

Foram selecionados para o grupo finalista do CONEXÃO TELEMIG CELULAR DE MÚSICA 2005 - NOVOS MOVIMENTOS NA MÚSICA MINEIRA e para o Programa MÚSICA INDEPENDENTE, parceria entre Palácio das Artes, Rede Minas de Televisão, Rádio Inconfidência e Sociedade Independente de Música (SIM), fazendo, em ambos os projetos, o lançamento de UM CARINHO COM OS DENTES em Belo Horizonte.

Venceram a votação eletrônica do Armazém Rolla Pedra, de Brasília, e já estão aprontando sonzeira na capital federal.

De quebra, apresentaram seu show e disco no final de 2005 em Sampa, no SESC Pompéia, tendo sido selecionados entre os melhores grupos lançados no ano, o que os trouxeram de volta logo em janeiro de 2006.

E mais: começam a aparecer no circuito dos festivais independentes: tocaram na Jambolada, em seu próprio território, e já figuram entre as bandas escaladas Grito Rock, de Cuiabá.

Para completar, aprovaram na Lei Estadual de Incentivo à Cultura o projeto da turnê mineira de lançamento de UM CARINHO COM OS DENTES.
E que venha mais!

* Texto extraído do site da banda.

Nenhum comentário: