sábado, 6 de dezembro de 2008

IBAMA realiza operação para fiscalizar criação de pássaros silvestres

O Instituto Brasileiro de Assistência ao Meio Ambiente – IBAMA, está realizando no Acre uma operação especial através do Sistema de Criação Amadorista de Pássaros da Fauna Silvestre- SISPASS. O objetivo é verificar o cumprimento das normas aplicadas aos criadores: Se eles estão em dias com sua licença que deve ser renovada anualmente no Instituto, a movimentação de pássaros no plantel e a presenças das anílhas de identificação do IBAMA para os pássaros que fica em uma de suas pernas.

No Acre a maior quantidade de espécies criadas de forma amadora é o “Curió” e o ‘Bicudo”, más este ano foram identificadas mais duas espécies: o “Bico de Lacre” e o “Caboco Lindo”, apreendidos e soltos em Xapuri.

Ao longo da operação, foram apreendidos 21 pássaros que não portavam a anílha. Os criadores que forem flagrados com irregularidades que podem ser rapidamente corrigidas são advertidos pela equipe. Aqueles que cometem irregularidades como a falta o anel de identificação no pássaro, são autuados e recebem multa de R$ 500,00 por pássaro.

Nessa semana a equipe de fiscais do IBAMA esteve no município de Plácido de Castro onde existem 25 criadores registrados. No município foram encontradas várias irregularidades. Principalmente pássaros fora do plantel. O criador foi advertido a corrigir a irregularidade de imediato.

A analista ambiental e fiscal do IBAMA, Valdeneide Barbosa Queiroz, disse que o IBAMA concede essa permissão aos criadores amadoristas, objetivando a preservação e conservação do patrimônio genético das espécies. E é expressamente proibida a comercialização.

Valdeneide Queiroz diz ainda que muitas pessoas estão registradas no IBAMA como criadoras amadoras e não exercem a prática, o que pode acarretar dívida para a pessoa sem que ela saiba, já que anualmente é debitado na conta dela 30 reais da renovação de licença já que para o instituto ela continua registrada. Queiroz aconselha a quem não está exercendo a prática de criação de pássaro, que cancele sua licença no Instituto.

A Operação será encerrada pela equipe nesta primeira quinzena de dezembro.

Ailton Oliveira

Um comentário:

Anônimo disse...

CRIAR PÁSSAROS EM CATIVEIRO, SEJA A ESPÉCIE QUE FOR, DEVIA SER CRIME, MAS O PODER PÚBLICO E A INICIATIVA PRIVADA, DEVERIAM CRIAR CENTROS DE PROTEÇÃO E PERPETUAÇÃO DAS ESPÉCIES, PRESERVAÇÃO. ISTO SIM E CORRETO. QUEM GOSTARIA DE VIVER NUMA JAULA, FORA DO SEU HABITAT, NATURAL. ESSAS LEIS BRASILEIRAS ALÉM DE NÃO SERVIREM DE NADA, SÃO ERRADAS. TEM QUE CRIAR RESERVAS NATURAIS, ÁREAS PROTEGIDAS, FISCALIZAR E COMBATER CRIMES AMBIENTAIS, MAS NÃO DESTA FORMA - INCENTIVANDO.