quarta-feira, 19 de agosto de 2009

COMISSÃO INTERVÉM POR BRASILEIROS NA BOLÍVIA

Assem Neto
De Brasília, DF

Um grupo parlamentar suprapartidário deve ser constituído nesta quarta-feira, pela Comissão de Relações Exteriores da Câmara Federal, em defesa das famílias de brasileiros ameaçados de expulsão na fronteira com a Bolívia. Os nomes dos parlamentares devem ser conhecidos antes do meio-dia (horário de Brasília), durante reunião dos membros, atendendo a requerimento conjunto assinado pelos deputados Perpétua Almeida e Aldo Rebelo (ambos do PCdoB).

Ao se referir ao Itamaraty e às bancadas políticas em Brasília, semana passada, Perpétua Almeida alertou o governo brasileiro e o Congresso Nacional para um possível conflito na região onde "ao longo da história centenas de famílias transitam e onde constituíram patrimônio, tiveram filhos e mesclaram suas atitudes culturais com os costumes destas duas nações".

Ao visitar a fronteira, semana passada, a deputada viu um clima de tensão e uma preocupante intranqüilidade em torno das famílias que hoje residem na Bolívia e têm a obrigação de retornar ao Brasil imediatamente.

"A legitimidade e soberania da República da Bolívia são inquestionáveis, entretanto a vida dedicada ao trabalho e os investimentos feitos por estes cidadãos merecem especial atenção", afirmou a deputada, que levará a mesma preocupação à Bancada Federal do Acre, logo mais à tarde, durante audiência com o presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargador Pedro Ranzi.

Perpétua irá sugerir que o grupo político a ser constituído nesta quarta-feira visite a região de fronteira o mais rápido possível e proponha medidas junto às autoridades governamentais e diplomáticas objetivando a edificação de melhores soluções para a situação.

Aldo Rebelo é autor da proposta que regularizou 80 mil bolivianos em território brasileiro.

Nenhum comentário: