sábado, 29 de agosto de 2009

SERRA VAI DE TIÃO VIANA

José Mastrangelo*

Se depender do ex-governador do Estado do Acre, Jorge Viana, o pré-candidato tucano à presidente da República, José Serra, vai torcer para Tião Viana, pré-candidato do PT a governador do Estado, ganhar as eleições do próximo ano. O ex-governador afirmou isso durante conversa com o jornalista Luis Moreira Jorge, no dia 23 passado. “Fora estes três palanques presidenciáveis (Ciro, Dilma e Marina), com certeza, teremos adversário (referindo-se a José Serra), que será candidato a presidente da República, torcendo para Tião Viana ganhar as eleições, porque sabe que terá um governador sério”, disse Jorge Viana.

Como ficará Bocalom, pré-candidato tucano a governador do Estado, se o tucano Serra voar junto com o petista Tião Viana? Boa pergunta. Para o ex-governador, Bocalom não merece a sua atenção verbal, por ser conhecido. Pausa reflexiva: Que conhecimento é esse?

Se a opinião do ex-governador for ratificada por fatos comprobatórios, a pré-candidatura de Bocalom a governador vai para o brejo. Em verdade, a amizade dos irmãos Viana com lideranças tucanas é bastante famosa e notória. Vem de longa data, desde a época do governo da floresta de Jorge Viana. O então presidente da República, o tucano Fernando Henrique Cardoso, abriu as torneiras dos cofres públicos federais para derramar recursos em prol do Estado do Acre, governado por Jorge Viana.

O tucano Bocalom tenta ganhar, sem êxito, um lugar privilegiado no voo do alto comando tucano nacional, por ele voar baixo e, sobretudo, dirigir, como um burrego, o seu próprio voo, sem seguir as normas da agência tucana nacional de controle. A sua direção é solitária, ambígua, autoritária, arrogante e truculenta, que não combina com a tripulação tucana socialdemocrata.

Jorge Viana tem motivos de sobra para acreditar na torcida de Serra a favor da pré-candidatura a governador do Estado de seu irmão, Tião Viana. Seu irmão, senador da República, teve o apoio da maioria dos senadores tucanos, quando este disputou a presidência do Senado contra a candidatura do senador José Sarney. Com certeza, atrás daquele apoio, havia as asas protetoras do governador do Estado de São Paulo, José Serra.

O ex-governador foi agraciado por uma comenda, conferida pelo governador tucano do Estado de Minas Gerais, Aécio Neves. Quando saiu do cargo de governador, foi trabalhar como diretor da Helibrás, empresa fabricante de helicópteros, através da indicação preciosa e poderosa do governador mineiro.

Durante o governo tucano do presidente Fernando Henrique Cardoso, Jorge Viana, governador do Estado do Acre, foi tratado como um tucano muito familiar e íntimo. Recebeu recursos federais volumosos para construir obras de infra-estrutura e estratégicos para o desenvolvimento do Estado. Recentemente, proferiu palestra no Instituto Fernando Henrique Cardoso, em São Paulo.

As relações dos irmãos Viana com lideranças tucanas são muito profundas e sólidas, mais do que alguém possa imaginar. Não deixam sombras de dúvidas. Ultrapassam os limites de voos domésticos.

Bocalom, pré-candidato tucano a governador do Estado, está numa corda bamba. Só um cego não enxerga que o seu plano sofreu pane antes de alçar voo. É um tucano calvo e careca, desprovido de asas e plumas bicolores. Em maio passado, por uma asa, não perdeu o comando do voo tucano estadual. O seu voo, feito de ziguezagues, é arriscado. Assusta o ninho tucano.

Não resta se não aguardar as eleições do próximo ano para ver se Serra vai de Tião Viana, como o seu irmão, ex-governador do Estado, declara em sua conversa com o jornalista Luis Moreira Jorge.

*José Mastrangelo é Doutor em Teologia.

Nenhum comentário: