segunda-feira, 19 de outubro de 2009

A BADERNA ACADÊMICA

Assem Neto
De Agazeta.net

Baderna

Se Jornalismo fosse levado a sério, certamente algumas dezenas de postulantes à função de repórter seriam escorraçadas da área, impiedosamente. Me refiro ao grupo baderneiro que criou uma conta, provavelmente coletiva, no Orkut, em que se apresenta assim: “o segredo do sucesso é omitir a verdade e ganhar dinheiro do governo”.

Crime

O que vejo como apologia ao crime e revelação de hipocrisia é defendido por acadêmicos acreanos do curso de Jornalismo do Iesacre 2009. É o perfil mal-caráter e venal espalhado ao mundo por alguns futuros redatores que já envergonham a categoria antes mesmo de fazerem parte dela.

Questão

Será que o STF errou ao liberar o Jornalismo como expressão de liberdade? Ao visualizar o post, que não tem sequer texto de apresentação, fica claro se tratar de uma afirmação dos alunos, opinião própria, e não ironia. É o que eles pensam, e ponto, e não merece respeito.

Questão 2

É este o ensinamento repassado por uma instituição de ensino superior que pretende ser notada como referência na região? Creio que não. Há interesse da dita faculdade em esclarecer que ela, a empresa, não concorda com esse tipo de coisa?

Questão 3

É certo, então, chantegear governos, subtrair verba pública, omitindo-se a verdade, tornando ainda mais idiota o leitor, telespectador e ouvinte? É assim que defendem a exigência do diploma como condição para exercer a profissão? O que pensam os jornalistas graduados a respeito desta pouca vergonha? Calarão? Concordarão?

Nenhum comentário: