quinta-feira, 29 de outubro de 2009

CARAVAN DESAPARECIDO TRANSPORTAVA 11 PESSOAS

Ezí Melo
Notíciasdahora.com
Rio Branco, AC

A aeronave C-98 Caravan, da Força Aérea Brasileira (FAB), que despareceu durante um vôo de Cruzeiro do Sul (cerca 680 quilômetros de Rio Branco) para Tabatinga (AM) transportava 11 pessoas. Sete eram funcionários da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em Tabatinga e quatro eram tripulantes da FAB. A equipe participação de uma operação para vacinação indígena na região. A aeronave decolou de Cruzeiro do Sul às 8h30 e deveria chegar a cidade amazonense às 10h15.
Segundo informações obtidas pela reportagem do Notícias da Hora, o Caravan era utilizado para vacinação indígena no Amazonas através de uma parceria entre a FAB e a Funasa. Os sete funcionários da Funasa pertenciam ao Distrito Sanitário Especial Indígena de Tabatinga (Dsei-Tabatinga). As buscas só teriam iniciado por volta das 15h30 no horário local. No aeroporto de Cruzeiro do Sul os telefones da Infraero se mantêm constantemente ocupados.

A assessoria de imprensa do VII Comando Militar Aéreo (VII Comar) da FAB, em Manaus (AM), não forneceu nenhuma outra informação à reportagem e disse que todos os informes estão concentrados no Centro de Comunicação da FAB, em Brasília. O sargento Gilmar, da assessoria de comunicação da FAB, em Brasília, acrescentou que todas as informações à imprensa só serão repassadas através de notas oficiais.

Informações não confirmadas dão conta de que a aeronave C-98 Caravan pertence ao 7º Esquadão de Transporte Aéreo (ETA) da FAB, chamado de Grupamento Cobra, que tem sede em Manaus, onde funcionar o VII Comar. A aeronave foi desenvolvida no início dos anos 80 para transporte de pequenas cargas e passageiros em pequenas distâncias. No Brasil é utilizado desde 1987 em tarefas de apoio, utilitárias e evacuação aeromédica. Opera com sucesso na Região Amazônica, onde vem obtendo grande destaque pela sua robustez e simplicidade.

A NOTA DIVULGADA PELA FAB

O Comando da Aeronáutica informa que uma aeronave C-98 Caravan da Força Aérea Brasileira (FAB) desapareceu hoje (dia 29), pela manhã, quando realizava um voo entre as cidades de Cruzeiro do Sul (AC) e Tabatinga (AM). A aeronave decolou às 8h30, horário local, e deveria pousar em Tabatinga às 10h15. Dois helicópteros H-60 Blackhawk e um avião C-105 Amazonas da FAB já se encontram na região e iniciaram as buscas.

Saiba mais sobre a aeronave desaparecida
C-98 Caravan

País de origem: USA
Fabricante: Cessna
Tipo: Avião de transporte
Motores: 1 (Pratt & Whitney, Canadá PT6A-114, turboélice, de 600 SHP)
Vel. máx. cruzeiro: 341 km/h
Alcance: 2.066 km (a 10.000ft)
Vazio: 1.748 kg
Máx. decolagem: 3.630 kg
Envergadura: 15,88 m
Comprimento: 11,46 m
Altura: 4,32 m
Área de asa: 25,96 m2
Tripulação: 1
Armamento: Nenhum
Operadores: Brasil, Estados Unidos, Bolívia e Liberia
Passageiros: de 9 a 14
Observação: Fabricado também na França pela REIMS AVIATION

Nenhum comentário: