O tão aguardado documentário sobre a história de Chico Mendes irá ser exibido no domingo, dia 7, no canal Discovery Channel, a partir das 19h (horário do Tião Viana).
SINOPSE:
Há 20 anos, Chico Mendes era assassinado no quintal de sua casa, por um tiro que ecoou por entre as matas, rios e chegou até o exterior, causando comoção e revolta dentro e fora do Brasil. O documentário mostra como uma morte, nos rincões de uma floresta tão grande, repercutiu na comunidade internacional, mudando definitivamente a maneira como o Brasil e o mundo passaram a enxergar a Amazônia.
Com uma hora de duração, CHICO MENDES, O PREÇO DA FLORESTA foi produzido pela Mixer e remonta a história do ambientalista: desde sua infância simples em Xapuri, cidade do Acre, na floresta amazônica, até os seus encontros com líderes políticos de todo o mundo em uma cruzada pela preservação da floresta.
Por meio de imagens de reconstituição e de depoimentos de membros da família, amigos e pessoas que compartilharam de sua causa, o documentário mostra como o menino Chico começou sua trajetória de engajamento: os primeiros contatos com os ideais comunistas por meio de Euclides Távora e seu despontar como líder seringueiro e comunitário. O telespectador acompanhará também sua luta pela alfabetização (única maneira de emancipação e organização dos seringueiros e castanheiros) e conhecerá a fundo o homem carismático e influente que viajava o mundo para convencer a todos o quão importante seria uma política de desenvolvimento sustentável.
Dividido em seis atos, CHICO MENDES, O PREÇO DA FLORESTA mostra o retrato do visionário, um homem à frente de seu tempo, que já na década de 1980 atentava para um perigo até então não alardeado: a ameaça silenciosa da exploração e do desmatamento da floresta. Um protetor da Amazônia e de seu povo que conseguiu unir seringueiros e castanheiros em projetos de extrativismo sustentável que provaram ser maneiras eficazes de sustento da população local e de proteção da floresta – um modelo que ia contra os interesses “progressistas” de pecuaristas da região.
Em CHICO MENDES, O PREÇO DA FLORESTA, conheça como Chico e seus companheiros conseguiram preservar e manter viva a cultura dos chamados “povos da floresta”. Hoje, vinte anos após a morte de seu amigo e companheiro, Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente, Jorge Viana, duas vezes eleito governador do Acre e Mary Allegretti, antropóloga e educadora, examinam como as Reservas Extrativistas podem se tornar uma alternativa viável à exploração econômica da Floresta Amazônica.
CHICO MENDES, O PREÇO DA FLORESTA conta com apoio do artigo 39 da Ancine e foi realizado pela Mixer, com supervisão de Carla Ponte e Irune Ariztoy, produtoras da Discovery Networks e Michela Giorelli, diretora de produção e desenvolvimento para Discovery Networks Latin America/US Hispanic.
CHICO MENDES, O PREÇO DA FLORESTA
Discovery Channel
Classificação indicativa: 12 anos
sexta-feira, 5 de dezembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
EU LI HOJE UM TEXTO REPRODUZIDO PELO JORNALISTA, FRANCISCO COSTA, QUE MUITO ME CHAMOU ATENÇÃO, DIZIA ENTRE LINHAS QUE NOSSO HERÓI DA FLORESTA, SEMPRE TEVE COMO AMIGO OS JORNALISTAS E NÃO OS PETISTAS. E AGORA ESSES CARAS FICAM DANDO UMA DE BONZINHO PARA CIMA DO FINADO CHICO, COMO SE SEMPRE TIVESSEM AJUDADO ELE, OU SEJA, SÓ QUEREM EXPLORAR O NOME DE CHICO POLÍTICAMENTE, SÃO TODOS UM BANDO DE DEMAGOGOS.
Postar um comentário